A Microsoft tem mostrado de maneira bastante clara a estratégia atual para os seus games first-party. O maior exemplo talvez seja Indiana Jones And The Great Circle, que antes mesmo de ser lançado já tinha data confirmada para chegar ao PlayStation 5, mas se alguém ainda tivesse qualquer dúvida a respeito desse movimento de tornar os seus games multiplataforma, Phil Spencer, chefe da divisão de games, não deixou margem para interpretação.
Em entrevista para o podcast Gamertag Radio, ele deu declarações explícitas de qual é a intenção da Xbox para com seus games:
“Amamos nossa plataforma e nossa hardware, mas não vamos colocar barreiras que impeçam as pessoas de terem acesso aos grandes games que nossos estúdios produzem (…) nossos jogos estarão em mais lugares, sem dúvidas”.
Quando perguntado sobre qual seria a razão para que alguém comprasse um Xbox, então. Ele disse:
“Meu desejo é que alguém compre um console baseando-se nas capacidades daquele console e nas escolhas que querem fazer sobre onde desejam jogar. Queremos que nosso hardware seja bem-sucedido baseado nas capacidades que temos (…) e por aquilo que o Xbox fundamentalmente é. Não vamos tentar limitar os jogos a diferentes plataformas”.
Essa talvez seja a declaração mais explícita de um executivo da indústria sobre o assunto, mas é bastante evidente de que se trata de um movimento coletivo que envolve não apenas o Xbox, mas também o PlayStation e os estúdios third parties também.
Os gamers venceram!