No último dia 09/01, a Splash Damage veio a público através de suas redes sociais informar o encerramento do trabalho em Transformers: Reactivate, um projeto ambicioso que se passava no universo da aclamada franquia de robôs da Hasbro.
Anunciado em 2022, o game seria um jogo como serviço, multiplayer e com elementos muito interessantes, como movimentação terrestre e/ou aérea, a depender do personagem que o jogador escolhesse , modos de jogo variados, como modo horda e PvP, uma campanha que prometia ser épica, chefes que seriam semelhantes aos de MMO´s e o melhor de tudo, seria um jogo free to play.
Após a divulgação do cancelamento do projeto, surgiram na internet, especialmente através do Reddit, relatos de pessoas que alegam terem trabalhado no jogo e que compartilham suas percepções do porque o game nunca verá a luz do dia.
Uma das, senão a principal razão para o fracasso foi o investimento financeiro no projeto que não teria sido suficiente para custear o tempo de trabalho que seria necessário para a finalização do game. Foi relatado que Transformers: Reactivate esteve em desenvolvimento por 5 anos e ainda no início do projeto, em dezembro de 2020, a colossal Tencent adquiriu a Splash Damage e após algum tempo, após avaliar a aquisição da empresa e seus projetos em andamento, prometeu sustentar Transformers: Reactivate por pelo menos mais um ano para poder então reavaliar o seu desenvolvimento, mas esses relatos afirmam que houve pouca evolução no período, e o máximo que conseguiram finalizar foi uma demo, que era considerada excelente nas avaliações internas da Splash Damage, mas que nunca foi levada a público.
Durante esse período em que a equipe tentava lidar com a falta de recursos, houve uma medida desesperada para injetar dinheiro no projeto que foi a venda de action-figures dos personagens da franquia Transformers, em suas versões para do jogo, e até o momento ainda podem ser facilmente localizados sendo vendidos em diversas lojas virtuais. Aparentemente, a ideia da comercialização dos action-figures não surtiu o efeito esperado.
Outro grande problema foi em relação a liderança do projeto que, segundo esses mesmos relatos, mudava constantemente e sempre que uma nova pessoa assumiu a gestão do game, diversos de seus elementos que já estavam prontos precisavam ser revistos, como: missões, inimigos, poderes, cenários , já que a visão criativa de cada um desses gestores era divergente do anterior.
A equipe que trabalhou no game era considerada apaixonada pelo projeto e lamentaram profundamente que seu empenho de cinco anos de trabalho acabou por não se tornar aquilo que eles projetaram, e tudo fica ainda mais lamentável ao sabermos que boa parte dessa equipe foi desligada com o encerramento do projeto, como a própria nota oficial deixa claro.
Nessa última semana surgiram também algumas gameplays supostamente vazadas que apresentavam qual seria a proposta do jogo, que parecia ter um verdadeiro potencial. É sabido que o jogo estava em um processo bem mais avançado de desenvolvimento do que pode ser visto nesses vídeos, mas muito provavelmente jamais veremos o fruto de todos esses anos de trabalho da equipe da Splash Damage.
Infelizmente, estamos diante de mais um projeto que poderia ter se tornado um título incrível, mas que jamais será realidade por dois problemas recorrentes na indústria: falta de planejamente e má gestão!