The First Berserker: Khazan - O que esperar do game?
A Bonfire testou a demo e aqui estão nossas impressões
REVIEWS
Cauê Bonici
3/10/20253 min read


Talvez você também não saiba, mas The First Berserker: Khazan será lançado ainda esse mês, no dia 27.03.2025, e talvez você também não saiba, mas o game tem uma demo disponível para PS5, Xbox Series e PC (via Steam).
Então, dedicamos algumas horas para experimentar o game e compartilhar o que achamos sobre “Khazan”.
A primeira coisa que é importantíssimo saber é que ele é um legítimo soulslike, com todos os elementos que estamos acostumados, desde a dificuldade, passando pelo uso de “almas” como recurso (que aqui são chamadas de Lacrimas), respawn de inimigos até as “Bonfires” (que no game também são representadas por uma espada).
Os gráficos em cellshading são bonitos, com uma violência gráfica explícita e dão uma identidade bem própria pro jogo. A trilha sonora é boa, mas nada impressionante e o voice acting agradou. O jogo é legendado em português, porém, ao menos na demo, haviam erros de tradução, com termos em inglês nos menus. O level design pareceu inferior aos concorrentes, com muitos corredores e menor possibilidade de exploração, mesmo assim, há bosses e baús secretos com recompensas bastante valiosas, como novas armas e armaduras (que inclusive mudam o visual de Khazan quando equipadas).
Há itens que indicam um sistema de crafting no game, mas a demo se encerra antes de termos acesso ao mesmo, porém, vale o registro, pois pode ser um excelente incremento e adicionar muitas camadas de exploração atrás de materiais para uma arma ou armadura especial.
No quesito jogabilidade, Khazan entrega o que se propõe, com uma movimentação fluida e ágil (em 60FPS no PS5), excelente combate com diversidade de armas e equipamentos, uma árvore de habilidades bastante generosa e recursos que permitem até que você derrote inimigos sem desferir qualquer golpe, apenas se defendendo e causando dano através dos parries.
Apesar de ser muito familiar a qualquer fã de soulslike, The First Berserker: Khazan tem suas peculiaridades também, principalmente na história, que tem uma narrativa muito mais explícita, contando a história de vingança do general Khazan, traído pelo império que defendia e sua aliança com uma entidade misteriosa. Outra característica que chama atenção é a opção de dificuldade, que te permite explorar o game no “modo fácil”, algo bem incomum para jogos do gênero, e por fim, outro diferencial é o fato de que nas boss fights, o jogador recebe um “prêmio de consolação” nas derrotas, através de um sistema que gera Lacrimas ao jogador mencionando que é uma recompensa por “completar o desafio de chefe”, mas que não esclarece que desafio cumprido seria esse, portanto, a impressão é que basta entrar na batalha e ser derrotado para recebê-las, além disso, as Lacrimas perdidas são transportadas para próximo do jogador, dessa forma, ele pode ir acumulando recursos mesmo nas derrotas para elevar seu nível pouco a pouco até derrotar o boss em questão. É uma solução inteligente, que torna o game mais democrático, mas abre precedente para um farm descontrolado de Lacrimas e, consequentemente, um leveling facilitado e precoce.


No geral, a experiência foi bastante agradável e entre as várias tentativas, dedicamos mais de 4h até concluir a demo, que aparentemente cobre o início do jogo, porém, existem duas questões que podem jogar contra esse lançamento: o preço e o timing.
The First Berserker: Khazan é claramente um jogo de menor orçamento, e isso fica ainda mais evidente no valor cobrado pela desenvolvedora que é de US$ 60,00 ou, no Brasil, R$ 300,00 enquanto os jogos AAA tem por padrão o valor de US$ 70,00 ou R$ 350,00. Esse valor elevado cobrado em jogos coloca, muitas vezes, os jogadores brasileiros na posição de ter que escolher onde investir seu dinheiro e tempo, e a primeira impressão de Khazan é que ele não vale esse preço se comparado com os outros lançamentos que acontecem numa janela de tempo de apenas um mês.
Khazan lança dia 27.03, Assassins Creed: Shadows, uma semana antes, no dia 20.03 e custará R$350,00, Split Fiction foi lançado dia 06.03 por apenas R$250,00 e com acesso a duas cópias do jogo dentro desse valor e ainda tivemos o Monster Hunter: Wilds que lançou no dia 28.02, também custando R$350,00.
Nesse cenário, nos parece pouco provável que, tendo que escolher entre os quatro títulos lançados dentro de um mês, um jogador qualquer escolhesse Khazan como a primeira opção, e se essa previsão estiver correta, o game vai ressoar apenas com os fãs de soulslike, que são muitos, mas que podem não ser suficientes para fazer de The First Berserker: Khazan um sucesso de vendas.


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