Com Mario Kart World impulsionando o lançamento, Nintendo registra início mais forte da história para um console.
A Nintendo anunciou que o Switch 2 vendeu mais de 6 milhões de unidades nas primeiras sete semanas após o lançamento, o que faz dele o maior lançamento de console da história da empresa. Os dados foram divulgados no relatório financeiro referente ao trimestre encerrado em 30 de junho, o primeiro a incluir as vendas do novo console.
Somente no mês de junho, o Switch 2 vendeu 5,82 milhões de unidades e 8,67 milhões de jogos. O principal destaque foi Mario Kart World, que alcançou 5,63 milhões de cópias vendidas em seu primeiro mês. Com um índice de acoplamento de 96,7%, o título foi adquirido por quase todos os compradores do console, mesmo considerando que estava incluído apenas em parte dos bundles de lançamento.
O desempenho fez do Mario Kart World o segundo maior lançamento da franquia, atrás apenas de Mario Kart Wii, e mostra a força da franquia como âncora de novos consoles da BIG N.
As vendas iniciais do Switch 2 superam em larga escala os números do PlayStation 5, que vendeu 4,5 milhões de unidades nas sete primeiras semanas, embora com restrições severas de estoque na época devido a pandemia. Em comparação interna, o novo console também está vendendo três vezes mais rápido que o Switch original, que vendeu 556 mil unidades em seu primeiro mês no Japão, e 980 mil unidades no último trimestre, somando agora 153,1 milhões de unidades no total. Com isso, o Switch está prestes a ultrapassar o Nintendo DS (154 milhões) como console mais vendido da empresa.
Mesmo com o ritmo acelerado, a Nintendo manteve sua previsão de vender 15 milhões de unidades do Switch 2 até março de 2026, sinalizando cautela.
“Os resultados são muito sólidos e refletem a enorme demanda reprimida dos fãs da Nintendo por novo hardware após 8 anos”, afirmou o analista Dr. Serkan Toto, da Kantan Games.
“Apesar dos números recordes, a Nintendo manteve a previsão de 15 milhões de unidades, o que provavelmente é uma estratégia conservadora da empresa, a menos que surjam problemas de fornecimento.”
“Eles já atingiram 40% da meta anual, e o trimestre de fim de ano geralmente representa de 40% a 50% das vendas anuais.”
Com as festas de fim de ano pela frente e uma biblioteca crescente de jogos, incluindo Donkey Kong Bananza e ports otimizados como Elden Ring, o Switch 2 deve manter o impulso e confirmar sua posição como novo carro-chefe da Nintendo nos próximos trimestres.