Os rumores sobre um possível lançamento de Starfield para PlayStation 5 ficaram ainda mais fortes depois que usuários encontraram um ícone do PS5 listado na biblioteca de conteúdos criados pela comunidade do jogo. O detalhe foi rapidamente removido, mas não antes de ser arquivado no fórum ResetEra.
A possibilidade de Starfield deixar de ser exclusivo do Xbox já vinha sendo especulada há meses. Em novembro, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, afirmou que não havia restrições absolutas sobre quais jogos poderiam chegar a outras plataformas. Em janeiro, ao ser questionado diretamente sobre o Starfield no PS5, Spencer não descartou a ideia, reforçando a estratégia da Microsoft de levar seus jogos para mais jogadores, independentemente da plataforma.
O movimento não seria surpreendente, já que a Microsoft já confirmou versões de Sea of Thieves, Hi-Fi Rush e Forza Horizon 5 para o PlayStation nos últimos meses. A empresa vem deixando claro que seu foco está mais na distribuição e no crescimento do ecossistema Xbox do que na exclusividade tradicional.
Enquanto isso, Bruce Nesmith, um dos veteranos da Bethesda, comentou recentemente que uma sequência de Starfield tem um potencial enorme, já que o estúdio está aprendendo com os erros do primeiro jogo:
“Estou ansioso por Starfield 2. Acho que vai ser um jogo incrível, pois poderá corrigir muitas das coisas que ainda não estavam 100% no primeiro.”
Se a chegada de Starfield ao PS5 for confirmada, será mais um passo na mudança de estratégia da Microsoft, consolidando de vez a ideia de que exclusivos do Xbox não são mais tão exclusivos assim.
No momento, Starfield está disponível para Xbox Series X|S e PC. Também está incluído no Xbox Game Pass.