Estratégia conservadora contrasta com a Game Pass e pode pesar na próxima geração
A Sony confirmou que não pretende mudar sua política de não lançar jogos first-party no PlayStation Plus no dia do lançamento. A declaração veio do vice-presidente de serviços globais da empresa, Nick Maguire, em entrevista ao site Game File.
Questionado se a PlayStation considerava adotar um modelo mais próximo ao da Game Pass, Maguire disse: “não temos planos para colocar jogos no dia do lançamento”. Segundo ele, o equilíbrio entre lançar jogos próprios com 12 a 18 meses de atraso e apostar em quatro ou cinco títulos indies day-one por ano está “funcionando bem”.

Essa estratégia, porém, já incomoda parte da comunidade há tempos, especialmente agora que o catálogo da concorrência vem crescendo com lançamentos simultâneos, atualizações constantes e um ritmo mais agressivo. Enquanto isso, a Sony aposta em títulos como Stray, Animal Well e Dave the Diver para ocupar esse espaço no PS Plus.
Maguire também comentou sobre os jogos clássicos do plano Premium. Disse que o objetivo é manter pelo menos um retrô por mês, mas justificou a remoção de títulos como Infamous Second Son e dois jogos da série Resistance como parte de um esforço para manter o catálogo “fresco”. A justificativa é que é preciso tirar alguns para que novos ganhem espaço.
Só que manter o catálogo “fresco” pode ter um preço alto. O PS5 ainda não mostrou tudo o que é capaz, e insistir em uma estratégia conservadora enquanto a Microsoft avança com lançamentos simultâneos e a Game Pass mais forte do que nunca pode fazer a próxima geração do PlayStation perder força antes mesmo de começar. Com o PS6 já sendo ventilado, a Sony corre o risco de repetir o erro de deixar o próprio público se sentir ignorado, e uma troca de geração frustrante pode ser a deixa perfeita para muitos testarem outra plataforma.