Destaque Notícias

Romero Games nega fechamento após cancelamento de jogo e diz que ainda busca nova editora

Compartilhar:

Mesmo com demissões em massa, estúdio afirma que um novo acordo pode salvar o projeto de FPS.

A crise na indústria dos games acaba de derrubar mais um projeto promissor. A Romero Games, estúdio fundado por John e Brenda Romero, perdeu o financiamento do seu novo jogo de tiro e teve que reavaliar toda a equipe de funcionários. O corte veio direto da editora responsável, que não foi citada oficialmente, mas foi confirmada como a própria Microsoft por fontes internas.

Essa não é uma exceção. A Microsoft já acumula quatro rodadas grandes de demissões na divisão de games em menos de dois anos. Só em 2025, mais de 9 mil funcionários foram afetados em áreas como segurança, vendas e Xbox. A ZeniMax, a Activision e até estúdios como a King e a própria Xbox Game Studios vêm cortando parte significativa das equipes.

E aí está o problema. Projetos como o da Romero Games, que investiam em experiências narrativas tradicionais, estão sendo deixados de lado para dar lugar a ideias mais amplas, multiplataforma e baseadas em engajamento contínuo. Quando o investimento falha, o time todo paga o preço. A Microsoft vem promovendo sua abordagem multiplataforma como o futuro dos games, e não é difícil entender o apelo. Mas também não é difícil ver que há uma quebra de confiança com os estúdios que apostaram em algo mais clássico.

Nos últimos meses, vimos o mesmo acontecer com a Build a Rocket Boy, que lançou o bisonho desastroso MindsEye e entrou em um processo de demissão em massa, e com a Tango Gameworks, que foi fechada mesmo após o sucesso de Hi-Fi Rush. São decisões que passam uma mensagem perigosa: não importa se o jogo foi bom ou ruim, se não se encaixa na estratégia da vez, é descartado.

A impressão é que a indústria está virando as costas para jogos com começo, meio e fim, enquanto os players, ou pelo menos uma parte deles, continuam querendo experiências mais fechadas, bem produzidas e que não dependam de atualizações infinitas. Se continuar assim, o espaço para estúdios médios e criativos pode simplesmente desaparecer.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *