
A desenvolvedora polonesa People Can Fly anunciou o cancelamento de dois projetos secretos que estavam em produção e confirmou que vai demitir mais funcionários como parte de uma reestruturação. Entre os jogos suspensos está o Projeto Gemini, que seria publicado pela Square Enix. O outro é o Projeto Bifrost, um jogo de realidade virtual que já estava em fase de protótipo.
Segundo o CEO Sebastian Wojciechowski, o motivo do fim Projeto Gemini se deu porque a Square simplesmente deixou de se comunicar. Nenhum novo contrato foi apresentado para a próxima etapa, e o projeto acabou paralisado por falta de acordo e por “incerteza sobre o futuro”. Já o Projeto Bifrost foi cancelado por falta de recursos internos, já que não havia como sustentar o desenvolvimento de um jogo VR do tamanho planejado.

Sebastian Wojciechowski – CEO da People Can Fly
As consequências do fim do Gemini começaram ainda em janeiro, com mais de 30 demissões dentro da equipe que tocava o jogo com a Square. Agora, o estúdio confirmou que novas demissões virão e devem atingir ainda mais áreas da empresa. “Vamos ter que nos reorganizar e reduzir equipes”, disse o executivo.
Mesmo com os cortes, a People Can Fly ainda tem algumas cartas na mesa. O estúdio está colaborando com a Microsoft no desenvolvimento do Gears of War: E-Day e também está envolvido em um projeto secreto com uma franquia da PlayStation. Ainda assim, essa é a terceira baixa em pouco tempo, já que em abril a empresa havia encerrado o Porjeto Dagger, que era um RPG cooperativo que seria publicado pela Take-Two.
Não importa se o estúdio tem currículo, como foi o caso da People Can Fly com Bulletstorm e Outriders. Se a publisher resolve sumir ou puxar o freio, o projeto morre na hora e quem segura o prejuízo não é a Square, nem a Take-Two. São os devs que estavam ali, trabalhando há meses, e agora vão pra fila do desemprego.