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MindsEye não agradou e tem sérios problemas de desempenho no lançamento

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Quando o Leslie Benzies, que é um ex-produtor do GTA V e era uma das figuras centrais da Rockstar Games por mais de uma década anunciou que estava fundando seu próprio estúdio, a expectativa foi enorme. Ele fundou a Build a Rocket Boy em Edimburgo com a promessa de fazer jogos ambiciosos como GTA, sem depender de grandes publishers. E o MindsEye, que foi o primeiro projeto do estúdio, vinha sendo apresentado como uma experiência cinematográfica dentro do Everywhere, o tal “hub interativo” que o estúdio acredita ser o futuro dos games, e esse foi um dos motivos do game chamar a atenção desde o início.

O Everywhere é como se fosse um mundo virtual online gratuito onde você pode criar e jogar várias experiências feitas por outros jogadores, como se fosse um Roblox mais realista. Foi dentro desse mundo que o MindsEye foi criado, ele como um “jogo dentro do jogo” apenas para mostrar o que a plataforma conseguia fazer, mas acabou virando um jogo de ação completo e separado, com história própria e campanha linear. Ou seja, dá pra jogar o MindsEye sozinho, sem nem entrar no Everywhere, mas os dois estão conectados.

Mas bastaram algumas horas depois do lançamento pra essa expectativa virar frustração. O jogo saiu na última terça-feira e na Steam, já soma mais de 800 avaliações, das quais quase 500 são negativas.

A maioria das críticas falam de desempenho ruim, travamentos e uma inteligência artificial que parece inacabada. O jogo aparentemente está cheio de vídeos com bugs bizarros, NPCs travados e situações que quebram a experiência do jogador.

Com a recepção negativa tomando conta da narrativa em torno do game, o estúdio soltou um comunicado no Reddit agradecendo quem jogou no primeiro dia e prometendo melhorias. O estúdio disse que os requisitos mínimos estavam altos, mas que a equipe está “trabalhando incansavelmente” pra otimizar o jogo em PCs mais modestos e nos consoles, com base nas melhorias da Unreal Engine 5.6. O patch 3, que aparentemente deve começar a resolver parte desses problemas, vai ser detalhado até amanhã.

Só que o problema não foi apenas nos PCs. Jogadores do PlayStation 5 Pro, por exemplo, relataram que o jogo roda abaixo de 30fps em várias partes. “Rodar a 25fps no PS5 Pro é inaceitável, principalmente quando Spider-Man 2 roda com ray tracing acima de 60”, disse um jogador. Outro disse: “Deveriam ter adiado por mais dois ou três meses. As cutscenes e a história são ok, a cidade também. Mas a jogabilidade não tem brilho nenhum, e o desempenho nos consoles é um caos. E os NPCs, às vezes, viram um show de bugs.”

O clima já tava ruim antes mesmo do lançamento. Alguns canais no YouTube testaram o jogo no mês passado e não saíram muito empolgados. Nessa época, o co-CEO do estúdio, Mark Gerhard, apareceu no Discord oficial do jogo dizendo que as críticas negativas vinham de “gente 100% paga por alguém”. E ainda completou: “Não é difícil imaginar por quem.”

Um jogador respondeu na hora: “É surreal ver o co-CEO de um estúdio acusando outro de pagar pra derrubar o jogo.” Gerhard tentou amenizar dizendo depois que não tava falando de pessoas específicas, e sim de “bot farms” postando comentários e dislikes falsos.

Por enquanto, o estúdio promete atualizações e correções. Mas para quem estava esperando uma nova era pós-Rockstar, o MindsEye começou tropeçando e vai precisar correr muito atrás pra convencer de novo. O caminho pela frente não parece ser muito promissor.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

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