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Microsoft demite mais funcionários na divisão de games e diz que precisa “priorizar oportunidades”

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Phil Spencer diz que reestruturação mira “crescimento estratégico”

A Microsoft confirmou mais uma rodada de demissões na divisão de jogos. Os cortes começaram a ser comunicados nesta quarta-feira e afetam funcionários nos Estados Unidos e na Europa, incluindo equipes da ZeniMax. Segundo o Seattle Times, até 4% dos funcionários de toda a Microsoft podem ser desligados, cerca de 9.100 pessoas.

Apesar de ter registrado quase 30 bilhões de dólares em lucro no último trimestre e uma capitalização de mercado acima dos 3 trilhões, a empresa justifica a decisão como parte de uma reorganização para focar em áreas estratégicas. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, disse que é preciso eliminar camadas de gestão e reduzir atividades em determinadas áreas para tornar a operação mais ágil e eficaz.

No e-mail enviado internamente, Spencer escreveu que:

“Hoje estamos comunicando decisões que vão impactar colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e permitir que a gente foque em áreas estratégicas de crescimento, vamos encerrar ou reduzir atividades em determinadas partes do negócio e seguir a diretriz da Microsoft de eliminar camadas de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia. Por respeito às pessoas afetadas hoje, os detalhes específicos das notificações e de qualquer mudança organizacional serão comunicados pelos seus líderes de equipe nos próximos dias.

Reconheço que essas mudanças acontecem em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e cronograma de lançamentos nunca estiveram tão fortes. O sucesso que estamos vendo agora é resultado de decisões difíceis tomadas anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso nos próximos anos, e parte essencial dessa estratégia é ter disciplina para priorizar as melhores oportunidades. Vamos preservar o que está dando certo e concentrar esforços nas áreas com maior potencial, enquanto cumprimos as expectativas que a empresa tem para o nosso setor. Esse foco é o que nos permitirá continuar entregando jogos e experiências excepcionais para os jogadores por muitas gerações.

Priorizar oportunidades é essencial, mas isso não diminui o peso deste momento. Simplesmente, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade das pessoas cujos cargos foram impactados. Essas decisões não refletem o talento, a criatividade ou a dedicação dos envolvidos. Nosso progresso não foi por acaso, ele é resultado de anos de trabalho dedicado das nossas equipes.

O RH está em contato direto com os funcionários afetados para oferecer os benefícios previstos nos planos de demissão (de acordo com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e apoio na busca por novas oportunidades. Os funcionários cujos cargos foram eliminados são incentivados a se candidatar a vagas abertas dentro da Microsoft Gaming, onde terão prioridade no processo de seleção.

Obrigado a todos que ajudaram a moldar nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Vamos seguir em frente com profundo respeito e gratidão por todos que fizeram parte dessa jornada.”

Enquanto isso, a Microsoft continua promovendo sua estratégia multiplataforma. A empresa lançou o portátil Xbox ROG Ally, em parceria com a Asus, que roda Windows e permite acesso a diversas lojas digitais. Sarah Bond, presidente da divisão Xbox, afirmou que esse modelo representa o futuro da marca.

Mas diante da escala de cortes e da recorrência dessas decisões, o discurso de crescimento começa a colidir com a realidade de quem está sendo deixado para trás. E fica cada vez mais difícil ignorar o contraste entre os lucros bilionários e o número de profissionais desligados que ajudaram a construir esse resultado.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

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