Series X tem uma vantagem maior sobre o PS5, mas a versão do Series S entrega quedas constantes e imagem pixelada.
Uma nova análise do Digital Foundry colocou lado a lado as versões de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater nos consoles atuais e concluiu que o Xbox Series X oferece a experiência mais estável entre eles. O estudo, assinado por Thomas Morgan, comparou o desempenho no Series X, Series S, PS5 e PS5 Pro, focando nos modos gráficos de 30fps e 60fps.
Nos testes, nenhum dos consoles conseguiu manter taxas fixas, nem no modo Qualidade, travado em 30fps, nem no Performance, que busca os 60fps. Ainda assim, o Series X manteve em média 5 a 6 quadros a mais que os modelos do PS5, além de apresentar imagem ligeiramente mais nítida, com resolução dinâmica chegando a 1152p, contra 1080p no console da Sony.
Morgan disse que a diferença se deve a ajustes de iluminação global e sombreamento ambiente no Xbox, somados à vantagem do hardware de 12 teraflops contra 10 do PS5. Segundo ele, o suporte ao VRR mais amplo (40–60Hz) no Series X também ajuda a suavizar as quedas.
A situação muda quando o assunto é o Xbox Series S. O console menor da Microsoft recebeu apenas um modo fixo de 30fps, mas sofre com quedas frequentes abaixo disso e pacing irregular. A resolução dinâmica varia entre 540p e 1080p, com upscaler falhando em momentos de maior ação. O resultado, segundo Morgan, é uma imagem “granulada e pixelada em movimento”, tornando a versão difícil de recomendar.
Mas apesar de rodar melhor no Xbox Series X, Metal Gear Solid Delta ainda tem uma instabilidade em todos os consoles. O modo Performance não chega aos 60fps constantes, e o modo Qualidade não garante 30fps fixos. Para Morgan, a “salvação” é que o Series X oferece pelo menos uma vantagem consistente sobre os rivais da Sony, ainda que com exceções em áreas específicas.