O novo Mario Kart quase teve outro destino. Em entrevista à série Ask the Developer, a Nintendo revelou que o Mario Kart World começou a ser desenvolvido originalmente para o Switch 1, mas foi transferido para o Switch 2 ainda em 2020. O motivo foram as limitações técnicas que obrigariam a equipe a fazer concessões significativas no jogo.
Segundo Kenta Sato, diretor de programação do game, o desempenho no console atual tornava impossível entregar a experiência ideal que eles buscavam. A equipe chegou a considerar cortar resolução, reduzir efeitos visuais e baixar a taxa de quadros para 30 fps.
“Era difícil incluir tudo o que queríamos. Chegamos a cogitar reduzir a resolução, cortar efeitos e até baixar o frame rate para 30 fps. Era uma situação difícil”, afirmou Sato.
O produtor Kosuke Yabuki explicou que a ideia de um novo Mario Kart surgiu logo após o sucesso do Mario Kart 8 Deluxe. A equipe começou o desenvolvimento, mas passou a reconsiderar a abordagem após o lançamento do Passe de Pistas Adicionais.
“Estávamos empurrando com a barriga sobre o que cortar. Quando lançamos o Booster Course Pass para o 8 Deluxe, ganhamos tempo. Foi aí que cogitamos levar o jogo para o Switch 2, e isso abriu um mundo de possibilidades. Foi como um raio de esperança”, disse Yabuki.

Passe de pistas adicionais
O curioso é que o time iniciou o processo de adaptação antes mesmo de ter acesso aos kits do novo console. Segundo o próprio Sato, o desenvolvimento avançou com base apenas em especificações estimadas do Switch 2. Eu diria que é uma aposta arriscada, mas que pelo que eles apresentaram até agora foi acertado.
“Com o Switch original, sabíamos que incluir tudo o que queríamos custaria caro em performance. No Switch 2, isso deixou de ser um problema. Fiquei eufórico ao ver que podíamos expressar ainda mais do que tínhamos imaginado.”
Mario Kart World será lançado no dia 5 de junho, mesmo dia da chegada do Switch 2 às lojas do mundo inteiro. O jogo estará disponível individualmente e também em um bundle com o console.
Com a revelação, a Nintendo fica ainda mais claro que parte dos projetos internos, como Pokémon, estavam limitados pelas especificações do Switch original, e a nova geração finalmente vai permitir uma experiência sem cortes.

