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Marathon é adiado após Alpha fraca e pressão da comunidade

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A Bungie anunciou oficialmente o adiamento do Marathon, seu próximo shooter de extração que estava originalmente previsto para o dia 23 de setembro. A decisão vem após um período turbulento para o estúdio, tanto em termos de desenvolvimento quanto de imagem pública.

O anúncio foi feito junto de um agradecimento ao “feedback apaixonado” dos jogadores após a Alpha fechada. A empresa também agradeceu a paciência da comunidade enquanto decide os próximos passos. Segundo a própria Bungie, comentários nas redes sociais e no Discord foram considerados importante para a decisão. E isso mostra como reclamar funciona. As empresas estão cada vez mais de olho nesse tipo de feedback principalmente quando o barulho é grande e constante. Você pode conferir o anúncio nesse link (https://www.bungie.net/7/en/News/Article/marathon_update)

Segundo a Bungie, o tempo extra vai ser usado para refinar pontos cruciais da experiência, como a sobrevivência sob pressão, mais mistério, desafios no estilo raid e o combate FPS característico do estúdio. A equipe também promete aprofundar a relação com a comunidade, que chamou de “a voz mais importante do projeto”.

Nos próximos meses, os testes fechados vão continuar, com foco em ajustes de gameplay e novos recursos. Entre os principais pontos em desenvolvimento estão:

• IA mais envolvente
• Partidas mais recompensadoras
• Combate mais estratégico
• Expansão do universo e fidelidade visual
• Mais narrativa ambiental e tom sombrio
• Experiência melhor para solo e duplas
• Inclusão de chat por proximidade

A empresa promete uma nova atualização na primavera no hemisfério sul a nova data de lançamento.

Mas a verdade é que o adiamento era o mínimo e todos esperávamos por isso. A Bungie está vivendo talvez a pior fase de sua história recente. A mesma desenvolvedora que revolucionou os FPS com Halo e Destiny, foi comprada pela Sony por 3,6 bilhões de dólares e agora coleciona escândalos.

O mais recente foi uma denúncia de plágio feita pela artista ANTIREAL, que acusa o estúdio de usar artes dela sem autorização. A própria Bungie confirmou que parte do material apareceu até na build da Alpha. E não foi a primeira vez, já que em 2023, uma cutscene do Destiny 2 usou arte de outro criador sem permissão. Antes disso, a empresa já enfrentava processo por uso indevido de um roteiro.

A liderança da empresa parece ser o foco principal das críticas. Relatos de ex-funcionários apontam um ambiente tóxico, microgerenciamento sufocante e demissões tratadas como estratégia de negócios. O CEO Pete Parsons, por exemplo, é criticado por banalizar cortes de pessoal. E tudo isso claramente respingou diretamente no Marathon.

O jogo, que deveria marcar uma nova fase para a Bungie, vem recebendo reações mornas desde sua revelação. O Alpha decepcionou boa parte da comunidade, inclusive nós aqui da Bonfire. Fomos convidados pela própria Bungie para testar o jogo, recebemos material promocional, mas fomos sinceros ao dizer que o Marathon até funciona, mas parece inacabado e sem alma. Você pode conferir nosso review nesse Link.

O visual do game é genérico, os mapas sem alma, o áudio mal calibrado e os inimigos controlados por IA parecem saídos do Roblox. A narrativa é desconectada, e o sistema de progressão é mais uma barreira do que uma motivação. Tudo dá a sensação de projeto feito às pressas.

O diretor Joe Ziegler chegou a afirmar que o jogo não é voltado para quem busca experiências PvE, o que vai na contramão de pedidos antigos da comunidade. Internamente, desenvolvedores relataram que sugeriram modos PvE há anos e foram ignorados. Agora, o estúdio corre para salvar o que ainda dá.

O plano de marketing original para junho, com trailer novo, pré-venda e beta aberto, foi cancelado. E a meta interna da Bungie continua absurda: o jogo só será considerado um sucesso se ficar entre os cinco mais vendidos do ano. Para um título pago, com foco em PvP, vindo de uma empresa em crise e sem apelo com o público, parece improvável.

A Bungie insiste que Marathon tem potencial. Mas se tem, ainda não mostrou. E se o futuro do estúdio está amarrado ao sucesso desse projeto, talvez seja hora de reavaliar tudo, da liderança ao conceito do jogo. Porque até agora, o único mérito da Bungie foi ouvir o grito dos jogadores. Mas só depois que o estrago já estava feito.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

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