A Bungie anunciou oficialmente o adiamento do Marathon, seu próximo shooter de extração que estava originalmente previsto para o dia 23 de setembro. A decisão vem após um período turbulento para o estúdio, tanto em termos de desenvolvimento quanto de imagem pública.
O anúncio foi feito junto de um agradecimento ao “feedback apaixonado” dos jogadores após a Alpha fechada. A empresa também agradeceu a paciência da comunidade enquanto decide os próximos passos. Segundo a própria Bungie, comentários nas redes sociais e no Discord foram considerados importante para a decisão. E isso mostra como reclamar funciona. As empresas estão cada vez mais de olho nesse tipo de feedback principalmente quando o barulho é grande e constante. Você pode conferir o anúncio nesse link (https://www.bungie.net/7/en/News/Article/marathon_update)
Segundo a Bungie, o tempo extra vai ser usado para refinar pontos cruciais da experiência, como a sobrevivência sob pressão, mais mistério, desafios no estilo raid e o combate FPS característico do estúdio. A equipe também promete aprofundar a relação com a comunidade, que chamou de “a voz mais importante do projeto”.
Nos próximos meses, os testes fechados vão continuar, com foco em ajustes de gameplay e novos recursos. Entre os principais pontos em desenvolvimento estão:
• IA mais envolvente
• Partidas mais recompensadoras
• Combate mais estratégico
• Expansão do universo e fidelidade visual
• Mais narrativa ambiental e tom sombrio
• Experiência melhor para solo e duplas
• Inclusão de chat por proximidade
A empresa promete uma nova atualização na primavera no hemisfério sul a nova data de lançamento.
Mas a verdade é que o adiamento era o mínimo e todos esperávamos por isso. A Bungie está vivendo talvez a pior fase de sua história recente. A mesma desenvolvedora que revolucionou os FPS com Halo e Destiny, foi comprada pela Sony por 3,6 bilhões de dólares e agora coleciona escândalos.
O mais recente foi uma denúncia de plágio feita pela artista ANTIREAL, que acusa o estúdio de usar artes dela sem autorização. A própria Bungie confirmou que parte do material apareceu até na build da Alpha. E não foi a primeira vez, já que em 2023, uma cutscene do Destiny 2 usou arte de outro criador sem permissão. Antes disso, a empresa já enfrentava processo por uso indevido de um roteiro.



A liderança da empresa parece ser o foco principal das críticas. Relatos de ex-funcionários apontam um ambiente tóxico, microgerenciamento sufocante e demissões tratadas como estratégia de negócios. O CEO Pete Parsons, por exemplo, é criticado por banalizar cortes de pessoal. E tudo isso claramente respingou diretamente no Marathon.
O jogo, que deveria marcar uma nova fase para a Bungie, vem recebendo reações mornas desde sua revelação. O Alpha decepcionou boa parte da comunidade, inclusive nós aqui da Bonfire. Fomos convidados pela própria Bungie para testar o jogo, recebemos material promocional, mas fomos sinceros ao dizer que o Marathon até funciona, mas parece inacabado e sem alma. Você pode conferir nosso review nesse Link.
O visual do game é genérico, os mapas sem alma, o áudio mal calibrado e os inimigos controlados por IA parecem saídos do Roblox. A narrativa é desconectada, e o sistema de progressão é mais uma barreira do que uma motivação. Tudo dá a sensação de projeto feito às pressas.
O diretor Joe Ziegler chegou a afirmar que o jogo não é voltado para quem busca experiências PvE, o que vai na contramão de pedidos antigos da comunidade. Internamente, desenvolvedores relataram que sugeriram modos PvE há anos e foram ignorados. Agora, o estúdio corre para salvar o que ainda dá.
O plano de marketing original para junho, com trailer novo, pré-venda e beta aberto, foi cancelado. E a meta interna da Bungie continua absurda: o jogo só será considerado um sucesso se ficar entre os cinco mais vendidos do ano. Para um título pago, com foco em PvP, vindo de uma empresa em crise e sem apelo com o público, parece improvável.
A Bungie insiste que Marathon tem potencial. Mas se tem, ainda não mostrou. E se o futuro do estúdio está amarrado ao sucesso desse projeto, talvez seja hora de reavaliar tudo, da liderança ao conceito do jogo. Porque até agora, o único mérito da Bungie foi ouvir o grito dos jogadores. Mas só depois que o estrago já estava feito.