Destaque Notícias

Kojima critica mesmice dos blockbusters e diz que quer criar jogo no espaço

Compartilhar:

Em entrevista, japonês aponta estagnação na indústria e diz que AAA atuais são “seguros e entediantes”.

Hideo Kojima, um dos nomes mais influentes dos games, voltou a demonstrar frustração com o rumo da indústria. Em entrevista ao varejista de moda canadense SSENSE, o criador do Metal Gear e Death Stranding criticou a falta de originalidade dos jogos de grande orçamento e afirmou que busca inspiração fora dos padrões tradicionais.

Comentando sobre a recente apresentação da Summer Game Fest, Kojima afirmou:

“Enquanto assistia à apresentação principal, senti que todos os jogos envolviam o jogador lutando contra alienígenas ou monstros medievais.”
“Até os visuais e os sistemas são praticamente os mesmos. Muitas pessoas gostam disso, eu entendo, mas é importante colocar algo realmente novo na indústria.”

Segundo ele, os jogos independentes são hoje mais interessantes do que os grandes lançamentos.

“Os blockbusters são seguros e entediantes.”

Quando perguntado se jogaria o remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, produzido pela Konami, empresa da qual se afastou em 2015, Kojima apenas riu e respondeu:

“Não, eu não vou.”

Ele também contou que foi chamado para aconselhar um estúdio no desenvolvimento de um novo jogo de stealth, mas se disse decepcionado:

“Fiquei desapontado com o que vi.”

Kojima aproveitou para criticar os desenvolvedores de jogos militares, afirmando que muitos deles sequer conhecem o básico do que estão retratando:

“As pessoas que fazem jogos militares provavelmente não sabem como desmontar ou atirar com uma arma. Isso é meio triste.”

Ao ser questionado se ele próprio sabia, a resposta foi direta:

“Sim, porque tenho feito esse treinamento também. E aprendi muitas maneiras de matar pessoas.”

Mas as ideias mais ousadas de Kojima seguem em outra direção. Durante o Sydney Film Festival, no início do mês, ele revelou um novo objetivo:

“Quero treinar adequadamente, aprender a fazer acoplamento, ir para a Estação Espacial Internacional e ficar lá por alguns meses.”
“Não sou cientista, mas provavelmente conseguiria fazer jogos no espaço. Quero ser o primeiro. Há muitos astronautas com mais de 60 anos, então acho que é possível.”

A fala resume bem o momento atual do diretor: desinteressado pelo convencional, cético em relação aos moldes da indústria e cada vez mais inclinado a fazer o diferente. Será que teremos um Kojinauta em breve?

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *