Novo jogo de Sakurai aposta no City Trial expandido, elenco maior e suporte a multiplayer online
Masahiro Sakurai revelou nesta terça-feira, em um Nintendo Direct de 45 minutos, o primeiro grande olhar sobre o novo Kirby Air Riders. O jogo é sequência do Kirby Air Ride, lançado em 2003 para GameCube, e tem data marcada para 20 de novembro no Nintendo Switch 2 por U$70,00.
O desenvolvimento ficou por conta da HAL Laboratory em parceria com a Bandai Namco, a mesma colaboração que Sakurai comandou nos últimos Super Smash Bros.. Segundo ele, o projeto nasceu de um pedido direto de Shinya Takahashi, executivo sênior da Nintendo responsável por supervisionar os jogos da companhia, e de Satoshi Mitsuhara, presidente da HAL Laboratory e figura de longa data no estúdio. “Você pode estar se perguntando por que eu acabei criando um novo Kirby Air Ride”, disse Sakurai. “Houve um forte pedido do senhor Takahashi e do senhor Mitsuhara.”
Na época, Sakurai ainda estava envolvido com as DLCs do Smash Bros. Ultimate, mas mesmo assim conseguiu esboçar a ideia em pouco tempo. “Não estava realmente em posição de atender ao pedido, mas consegui criar uma proposta por escrito em alta velocidade”, explicou.
Jogabilidade refinada
O novo título mantém a essência de Air Ride mas expande em modos, técnicas e personagens jogáveis.
As máquinas flutuam e se movem sozinhas, com direção feita no analógico esquerdo. O botão B serve para o Boost Charge: ao segurar, a máquina acumula energia e, ao soltar, dispara um Boost Dash, que também permite drifts em curvas. O botão Y ativa os golpes especiais, cada piloto com ataques e peso diferentes que influenciam na performance. Kirby, por exemplo, ganha quatro Specials diferentes dependendo da cor escolhida.
Além dos clássicos Kirby, Meta Knight, King Dedede e Bandana Waddle Dee, o elenco agora tem inimigos icônicos como Cappy, Chef Kawasaki e Starman. É possível ainda combinar pilotos e máquinas, que variam em resistência, capacidade de planar, realizar grinds e manter velocidade em aterrisagens limpas. Todos os personagens podem copiar habilidades de inimigos temporariamente, mantendo a tradição da franquia.
Modos de jogo
O retorno mais celebrado é o do City Trial, agora descrito como “o evento principal”. Ele vai se passar em Skyah que é uma ilha flutuante, o modo começa com cinco minutos de exploração em que jogadores enfrentam rivais, coletam power-ups e trocam de veículos enquanto lidam com eventos aleatórios, que vão desde corridas rápidas (Short Race) até batalhas caóticas como o Dustup Derby. Criaturas como Kracko e Dyna Blade também podem invadir a arena.
Na segunda fase, os participantes são levados ao Stadium, onde enfrentam desafios variados em arenas que se ajustam as suas estatísticas. O jogo suporta multiplayer local para até 8 pessoas e online para até 16, com compatibilidade com GameChat para vídeo e voz.
Outro modo é o Air Ride, uma corrida direta para até 6 jogadores, em que ataques rendem pequenas estrelas capazes de aumentar a velocidade. Seguir de perto a trilha de outro piloto ativa o “Star Slide”, um boost temporário. Para iniciantes, há o Lessons Mode, com tutoriais básicos e avançados para dominar as técnicas.






