Demissões em massa, reembolsos e pior nota do ano marcam o colapso do primeiro jogo do estúdio
A crise no estúdio Build a Rocket Boy parece ter escalado de vez. Após o lançamento problemático do MindsEye, o fundador Leslie Benzies, conhecido por ser ex-presidente da Rockstar North e um dos nomes por trás do GTA V finalmente se pronunciou internamente. Segundo fontes da IGN, Benzies teria atribuído o fracasso do jogo a “sabotadores internos e externos”, durante uma reunião com a equipe nesta semana.
A declaração veio logo após o estúdio iniciar um processo de consulta para demissões, que pode afetar mais de 100 dos 300 funcionários do estúdio em Edimburgo, além de colaboradores da PlayFusion, empresa adquirida pela Build a Rocket Boy em 2024. Os e-mails com os avisos já foram enviados, sinalizando uma reestruturação agressiva.
MindsEye, lançado em 10 de junho e rapidamente se tornou alvo de críticas intensas. As redes sociais foram inundadas por vídeos mostrando bugs, problemas técnicos e falhas de performance. A situação chegou ao ponto da PlayStation começar a reembolsar jogadores, algo que só tinha acontecido antes com o Cyberpunk 2077.
Apesar do pedido de desculpas publicado pelo estúdio, a recepção continua desastrosa. No Metacritic, MindsEye tem nota 38 no PC e 28 no PS5, é a pior média do ano até agora, superando negativamente qualquer jogo de 2024. Na Steam, apenas 37% das mais de 1.800 análises de usuários são positivas, e o jogo está classificado como “Majoritariamente Negativo”.
Com acusações de sabotagem, demissões em massa e o pior lançamento do ano nas costas, a Build a Rocket Boy enfrenta sua primeira grande crise pública, e tudo isso antes mesmo de completar um mês desde a estreia de seu primeiro jogo. Será que a empresa vai resistir?
MindsEye está disponível para PlayStation 5 e PC.

