Final Fantasy IX: Square-Enix inicia as celebrações de 25 anos do game

Apesar de poucas confirmações, há muitos rumores e vazamentos sobre a comemoração

NOTÍCIAS

Cauê Bonici

3/31/20252 min read

Nas primeiras horas do dia 31.03.2025, a Square-Enix atualizou seu site e confirmou que haverá uma grande comemoração de 25 anos desde o lançamento de Final Fantasy IX.

A nova página, apresenta além de um arte com visuais atualizados dos personagens, traz a seguinte mensagem:

"Final Fantasy IX celebrará seu 25º aniversário em 7 de julho de 2025! De produtos a colaborações, estamos preparando vários projetos, então aguardem!"

Por ora, o que há anunciado oficial são diversos produtos, sendo eles: Action-figures de Zidane e Garnet, pelúcias dos demais personagens (Zidane, Garnet, Vivi, Steiner, Eiko, Quina, Freya, Amarant, Beatrix e Kujah), colar em referência ao usado por Garnet, um livro de artes, um vinil com a trilha sonora e uma parceria com a marca de óculos japonesa Zoff, que lançará produtos temáticos do game.

Para além disso, há outros dois grandes projetos "confirmados", mas ainda não anunciados (contém spoilers):

Um remake do game original, que já é dado como certo desde que uma lista da Nvídia de jogos que estão em desenvolvimento e que foi vazada anos atrás. Desde então, praticamente todos os jogos que estavam na lista foram de alguma forma confirmados e Final Fantasy IX Remake era um dos jogos citados.

O outro projeto, esse já confirmado pela Square-Enix, mas nunca apresentado, é uma animação que se passa no universo do game. Porém, recentemente os materiais de divulgação dessa animação foram vazados no Reddit, apresentando o estilo artístico, personagens, história e mais.

Agora, crescem as especulações e expectativas para uma revelação do game no próximo Nintendo Direct que será focado no Nintendo Switch 2 e que, além dos anúncios de jogos desenvolvidos pela própria Nintendo, mas também empresas parceiras que vão lançar seus títulos no novo console.

Lançado em 2.000, Final Fantasy IX vendeu 8.9 milhões de cópias e é o título mais bem avaliado da história da franquia, com nota 94 no Metacritic.