Destaque Notícias

Filho de Yves Guillemot será o co-CEO da nova subsidiária da Ubisoft com a Tencent

Compartilhar:

Empresa vai comandar Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six de forma autônoma; nomeação reacende debate sobre nepotismo na indústria.

A Ubisoft anunciou os dois co-CEOs da sua nova subsidiária, criada após um investimento de €1,16 bilhão da Tencent no início deste ano. Entre os nomes está Charlie Guillemot, filho do CEO da Ubisoft, Yves Guillemot. A nova empresa será responsável por supervisionar as três maiores franquias da companhia: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.

Ainda sem nome público, a subsidiária atuará de forma autônoma em relação à Ubisoft principal, com foco exclusivo na estratégia, gestão e desenvolvimento dessas propriedades intelectuais. A Tencent, embora parceira no projeto, terá apenas uma participação minoritária, enquanto o controle total permanece com a Ubisoft.

Charlie Guillemot, que já havia liderado o estúdio móvel Owlient e mais tarde cofundou a startup de Web3 Unagi, retornou à Ubisoft no início deste ano. Ele dividirá a liderança com Christophe Derennes, veterano de 35 anos na empresa, ex-diretor do estúdio de Montreal e atual diretor-geral da Ubisoft na América do Norte.

A Ubisoft afirmou que a nova liderança terá a missão de “definir a estratégia e visão” das três marcas principais e “criar as condições ideais para que as equipes operem no mais alto nível”. Em comunicado, a empresa disse que os dois executivos têm “experiências complementares”, “conhecimento profundo do ecossistema Ubisoft” e uma “cultura de inovação compartilhada”.

A nomeação de Charlie reacendeu o debate sobre nepotismo na indústria, especialmente por ele ser filho direto do CEO global da empresa. Em entrevista à Variety, ele respondeu diretamente às críticas:

“Gostaria de abordar essa pergunta diretamente, se puder. Entendo completamente de onde ela vem e quero ser claro. Sim, sou filho do Yves. Isso não é algo que escondo. Mas minha nomeação não é apenas por laços familiares; é sobre o que a Ubisoft precisa neste momento.”
“Passei a última década ganhando experiência dentro e fora da Ubisoft, liderando equipes, gerenciando marcas e enfrentando mudanças em uma indústria em rápida evolução. Também tomei a decisão consciente de sair quando fazia sentido, para aprender e crescer em outro lugar.”
“O que importa agora não é o meu nome, e sim o trabalho que vem pela frente. A Ubisoft está em um momento decisivo. O que esperam de mim é que eu ajude a impulsionar a empresa trazendo energia, foco e aproveitando a incrível experiência que já existe nas equipes.”

A criação da subsidiária e a movimentação de executivos mostram claramente uma tentativa da Ubisoft de reorganizar seu núcleo criativo e gerencial, especialmente diante dos desafios enfrentados nos últimos anos, como adiamentos frequentes, cancelamentos de projetos e críticas à repetição das fórmulas de suas franquias.

Ainda sem nome definido e sem cronograma público, a nova divisão passa a ser o braço mais estratégico da Ubisoft, e o primeiro grande teste para Charlie Guillemot em uma função de alto escalão dentro da empresa fundada por sua própria família.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *