Ex-CEO da Activision chama ex-CEO da EA de “o pior dos videogames”

Compartilhar:

Bobby Kotick, ex-CEO da Activision, fez declarações contundentes sobre John Riccitiello, ex-líder da EA, em uma entrevista recente. Kotick, que deixou a Activision Blizzard em 2023 após a aquisição pela Microsoft, chamou Riccitiello de “o pior CEO nos videogames”.

A crítica surgiu durante uma conversa com Bing Gordon, ex-COO da EA e atual consultor da Kleiner Perkins. Kotick disse que preferia que Riccitiello permanecesse no comando da EA, considerando sua liderança ineficaz algo vantajoso para a Activision:

Nosso medo – e não digo isso só porque ele está aqui – era que Bing assumisse o comando [da EA]. Nós teríamos pago para que Riccitiello permanecesse como CEO para sempre. Achávamos que ele era o pior CEO nos videogames.”

Gordon, em tom de humor, respondeu ao comentário afirmando: “Ele apressou minha saída.”

(Bobby Kotick, ex-CEO da Activision)

John Riccitiello liderou a EA em duas ocasiões, primeiro como presidente e COO entre 1997 e 2004, e depois como CEO entre 2007 e 2013. Sua saída do cargo aconteceu em meio a dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa. Após deixar a EA, ele assumiu a liderança da Unity, onde enfrentou críticas massivas em 2023 devido a mudanças polêmicas na monetização do motor gráfico Unity, o que culminou em sua renúncia.

Kotick e Riccitiello estiveram no centro de uma rivalidade acirrada entre a EA e a Activision durante a era de ouro de seus respectivos shooters, Battlefield e Call of Duty. A disputa ficou especialmente intensa em 2010, quando os criadores do Call of Duty, Jason West e Vince Zampella, foram demitidos pela Activision e, com apoio da EA, fundaram a Respawn Entertainment, criadora de sucessos como Titanfall, Apex Legends e a série Star Wars Jedi.

A rivalidade entre as empresas gerou situações curiosas, como em 2011, quando foi reportado que Kotick teria sido barrado no estande da EA na E3 para jogar Battlefield, o que a Activision negou na época.

(Bobby Kotick à esquerda e John Riccitiello à direita)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *