Análise da Ampere revela como o modelo de assinatura do Game Pass influencia a variedade de jogos, em contraste com o tempo total de engajamento observado em outras plataformas.
Uma nova análise da Ampere Analysis oferece um olhar detalhado sobre os hábitos de consumo de jogos nas principais plataformas, revelando diferenças claras no comportamento dos jogadores de Xbox, PlayStation e Steam. O estudo aponta que, enquanto os usuários de Xbox exploram uma maior quantidade de jogos mensalmente, os jogadores de PlayStation e Steam registram um tempo total de jogo superior.
De acordo com os dados coletados em agosto de 2025, a principal diferença está na variedade de títulos jogados:
- Usuários de Xbox: Acessaram em média 5,7 jogos diferentes.
- Usuários de Steam: Acessaram em média 4,5 jogos diferentes.
- Usuários de PlayStation: Acessaram em média 3,7 jogos diferentes.
O relatório atribui essa tendência diretamente ao serviço Xbox Game Pass. O modelo de assinatura, que oferece acesso a um catálogo com centenas de jogos, incentiva os usuários a experimentar mais títulos do que fariam no modelo tradicional de compra.
Contudo, a análise do tempo total de engajamento mostra um cenário oposto. No mesmo período, os jogadores de PlayStation foram os que dedicaram mais horas aos seus jogos:
- PlayStation: Média de 12,7 horas de jogo.
- Steam: Média de 11,9 horas de jogo.
- Xbox: Média de 7,7 horas de jogo.
Esses números sugerem que o modelo de compra de jogos a preço cheio, mais predominante no PlayStation, tende a resultar em um maior comprometimento de tempo por parte dos jogadores com os títulos adquiridos.
O estudo também contextualiza que a média de tempo no Xbox pode variar drasticamente dependendo de grandes lançamentos. Como exemplo, em novembro de 2024, após a chegada de um novo Call of Duty, a média de horas na plataforma subiu para 10,4.
Um ponto importante destacado pela Ampere é que, apesar da influência do Game Pass, a maior parte do tempo de jogo no Xbox ainda é investida em títulos comprados fora do serviço.
Em resumo, a análise indica que os modelos de negócio das plataformas impactam diretamente o comportamento do consumidor. O Game Pass promove a descoberta e a variedade, enquanto o modelo de compras premium está associado a sessões de jogo mais longas e focadas. O estudo conclui que, independentemente da forma de acesso, o fator principal para o tempo investido em um game continua sendo o engajamento e a diversão que ele proporciona.

