Destaque Notícias

Epic Games vence disputa na Austrália e vai trazer Fortnite e sua loja para iOS

Compartilhar:

Decisão judicial abre caminho para lojas alternativas e métodos de pagamento fora do controle da Apple no país.

A Epic Games anunciou que vai lançar Fortnite e a Epic Games Store para iOS na Austrália, após uma vitória na Corte Federal que classificou as práticas da Apple e do Google como anticompetitivas.

O veredito pode abrir espaço para a entrada de lojas de aplicativos de terceiros e pagamentos alternativos, tema que a Epic vem defendendo desde 2020. Segundo a empresa, o tribunal produziu mais de 2.000 páginas de conclusões sobre o caso.

Se a decisão for aplicada como previsto, a Austrália se juntará a mercados como EUA, União Europeia e Japão, que já passaram a permitir mudanças semelhantes.

A disputa começou quando a Epic processou a Apple por cobrar 30% de comissão e proibir outros meios de pagamento. Em 2020, a Epic tentou contornar essa taxa adicionando um método direto no Fortnite, o que resultou na remoção do jogo da App Store e no banimento da conta de desenvolvedor.

Em 2021, a Apple foi obrigada a permitir links para pagamentos externos, mas reagiu com uma taxa de 27% sobre essas compras e exibindo mensagens que desencorajavam seu uso. Neste ano, uma juíza dos EUA ordenou que a Apple parasse de cobrar os 27% e removesse os avisos, afirmando que a empresa violou uma liminar anterior. Ela também acusou o VP Alex Roman de “mentir descaradamente sob juramento”, o que pode resultar em acusação criminal de desacato.

Fortnite está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC e dispositivos móveis.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *