
A Bonfire teve o privilégio de acessar o beta do teste de servidores de Elden Ring: Nightreign, proporcionando uma análise detalhada deste novo e empolgante spin-off standalone. Para os fãs de Elden Ring, Nightreign oferece uma extensão emocionante, enquanto os entusiastas dos jogos clássicos da FromSoftware podem encontrar nesta experiência elementos que despertam tanto amor quanto discordância.
Nightreign combina elementos dos jogos Souls, estratégias de roguelike e características de battleroyale, tudo dentro de um formato cooperativo que suporta de um a três jogadores. O objetivo é sobreviver por dois dias em uma Limgrave alternativa e enfrentar um chefe final no terceiro dia. Dentro deste contexto, o sistema de classes e a progressão são aspectos centrais que definem a experiência de jogo.

Selvagem: Esta classe é ideal para iniciantes, oferecendo uma introdução versátil às mecânicas do jogo. O Selvagem começa com um escudo pequeno e uma espada larga, proporcionando uma boa combinação de ataque e defesa. Sua habilidade especial é um gancho versátil que pode puxar inimigos para perto ou permitir que o jogador se aproxime de inimigos colossais, adicionando uma camada estratégica ao combate. O super do Selvagem é um tiro concentrado explosivo, eficaz para eliminar grupos de inimigos.
O beta de Nightreign introduziu quatro classes distintas, cada uma com características variadas e habilidades especiais que redefinem a experiência de jogo:


Guardião: Atuando como o tanque do grupo, o Guardião possui alta defesa e começa com uma alabarda e um escudo. Estes equipamentos permitem que ele ataque por trás do escudo sem receber dano direto, um recurso valioso para manter a pressão sobre os inimigos enquanto se mantém protegido. Sua habilidade especial permite lançar inimigos para o ar usando uma técnica de vento e defletir projéteis, como flechas e ataques mágicos, tornando-o uma peça essencial em qualquer equipe. O super do Guardião causa um dano em área e deixa os aliados imunes a dano por um curto período.

Duquesa: Conhecida por sua agilidade, a Duquesa começa com adagas, que têm um dano mais baixo, mas uma cadência de ataque muito alta, excelente para aplicar condições nos inimigos, como sangramento ou envenenamento. Sua habilidade especial complementa o dano causado, permitindo um estilo de jogo de golpear e recuar com dano contínuo. O super da Duquesa torna os aliados invisíveis por aproximadamente 10 segundos, vital para estratégias de fuga ou emboscada.

Reclusa: Se destaca como uma das classes mais elaboradas já vistas em um jogo Souls. A personagem começa com um cajado, utilizando dois tipos de magia: uma que foca em um único alvo e outra com uma área um pouco mais ampla. Sua habilidade de absorção e liberação de dano elemental oferece um vasto leque de estratégias. Com a absorção de três ataques, ela pode liberar um ataque especial que pode ser ofensivo ou defensivo. A super da Reclusa marca um alvo, aplica sangramento e possibilita que aliados recuperem vida e mana ao atacar o alvo, sendo extremamente poderosa quando dominada.

Todas as classes em Nightreign podem usar qualquer tipo de arma, oferecendo flexibilidade na estratégia de jogo. A progressão é simplificada, eliminando a necessidade de distribuir pontos ou criar builds específicas. Ao final de cada run, os jogadores recebem amuletos que se tornam habilidades passivas para futuras jogatinas. Além disso, os níveis das armas podem ser melhorados através de vendedores espalhados pelo mapa, que nem sempre estão em locais evidentes.

Os itens que dropam dos baús não são compartilhados entre os jogadores, requerendo cuidado para não perder recursos valiosos para companheiros mais ávidos por loot (zé lootinhos). Chefes e mini-chefes deixam cair baús especiais que oferecem a escolha entre três recompensas, que podem ser armas ou habilidades passivas que funcionam apenas durante aquela run.
Durante o beta, o desempenho no Xbox foi amplamente estável, com apenas uma leve queda na taxa de quadros durante a transição do primeiro para o segundo dia. A mecânica de runas, ou almas, permite uma progressão contínua, com chefes e mini-chefes oferecendo amplas oportunidades para aprimorar o personagem.

Elden Ring: Nightreign se destaca como uma experiência singular, mantendo a essência dos jogos Souls enquanto oferece algo fresco tanto para veteranos quanto para novatos. Para mim, o verdadeiro destaque é a experiência cooperativa que o jogo proporciona. Ao contrário de Elden Ring, onde a cooperação é limitada a certos chefes e locais, Nightreign permite que toda a jornada seja feita com amigos sem as interrupções das invasões de outros jogadores ou limites de mapa. Um elemento particularmente divertido é a maneira de reviver amigos caídos, onde é necessário acertá-los com ataques físicos ou mágicos para levantá-los. Isso pode ser estrategicamente usado para, enquanto ataca um chefe, reviver seus amigos simultaneamente, elevando o envolvimento e a intriga da experiência em equipe.
Esta dinâmica eleva o universo da FromSoftware a um nível completamente novo, tornando cada desafio mais envolvente e divertido em companhia.
Elden Ring Nightreign lança em 30 de maio de 2025 por R$199 a versão base e R$274 a versão Deluxe, o jogo estará disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, e PC via Steam.