Na última terça-feira, a Bungie realizou uma live com alguns desenvolvedores de Destiny 2 para falar sobre o Episódio Heresia. Confesso que gostei do que vi, mas, ao mesmo tempo, senti que muita coisa segue o padrão de sempre, com bastante conteúdo reciclado.
O retorno do Oryx, mesmo que como um espírito, me decepcionou. A lore do personagem já tinha um começo, meio e fim perfeitos, então não vejo muito sentido em mexer nisso. Mas vou dar o benefício da dúvida e torcer para que os roteiristas façam um bom trabalho dessa vez.
Geralmente, as últimas temporadas antes de uma nova DLC costumam ser as melhores do ano, então há boas chances de que a lore do Heresia traga surpresas positivas.
Cada episódio até agora teve sua narrativa centrada em um Eco. O primeiro caiu em Nesso e acabou nas mãos da Maya Sundaresh. O segundo foi parar com Fikrul e depois passou para a Eramis. Agora, o terceiro Eco caiu no Encouraçado, a gigantesca nave do Oryx, que estava abandonada na órbita de Saturno.
(Maya Sundaresh no Episódio Ecos)
A lore sugere que o Eco do Comando, esse que caiu em Nesso, era na verdade Te’cal, um comandante da extinta espécie Qugu, exterminada pela Colmeia. Já o Eco de Riis, ligado aos Decaídos, pode ser a Chelchis, que era a Kell da Casa da Pedra que liderou a defesa de Riis durante o colapso deles.
Se ambos os Ecos anteriores “tomaram” a vontade de alguém, um dos Vex e outro dos Decaídos, é provável que este terceiro também tenha alguma conexão direta com a Colmeia e os Possuídos.
Esse terceiro Eco, que caiu no Encouraçado, parece estar ligado a uma Subjugadora que apareceu em artes promocionais do episódio. Nessa imagem, ela parece estar possuída, com Oryx ao fundo e uma entidade no centro, que pode ser o próprio Eco. Mas, por enquanto, tudo são teorias e especulações.
Nos Livros do Desalento, é dito que o Encouraçado foi construído a partir dos restos mortais do Deus Vermicular Akka. Ele estava morto, mas ainda existia de alguma maneira, o que levanta uma possibilidade: a nave está viva? Segundo a lore sim.
Em algumas imagens reveladas pela Bungie, dá pra ver que as paredes do Encouraçado parecem estar se desfazendo, quase como se a estrutura estivesse tentando se libertar de algo. Isso pode ser um sinal da presença do Akka.
E falando em Akka, o artefato sazonal do episódio deve se chamar Tábula da Ruína. Essas tábulas foram onde o Rei Auryx, antes de se tornar Oryx, escreveu o segredo de possuir a vida, depois de matar Akka e roubar seu poder. Esse foi o momento em que ele se tornou Oryx, o Rei dos Possuídos.
Voltando à imagem da Subjugadora possuída, há vários tentáculos em volta da nave. Sempre que esse tipo de forma aparece na lore de Destiny, eu lembro de duas civilizações com corpos semelhantes a polvos, ambas destruídas pela Colmeia: Os Amonitas, que foram os primeiros a serem exterminados pela Colmeia no planeta Fundamento, e os Qugu, que mencionei anteriormente.
Mas o mais provável é que esses tentáculos estejam ligados diretamente ao Oryx, e agora resta saber se isso terá um peso na história ou se será apenas um detalhe estético do episódio.
Nos Livros do Desalento, há um momento em que o Auryx mata a Xivu Arath e a Savathûn para absorver o poder delas, mas depois as ressuscita. A diferença é que o livro dá a entender que elas já tinham um Mundo Trono estabelecido.
Já Oryx morreu dentro do próprio Mundo Trono, então, teoricamente, ele deveria estar morto para sempre. A única maneira de trazê-lo de volta seria com o poder da Luz do Viajante, através de um Fantasma, algo que já vimos na masmorra Fantasmas das Profundezas.
Vejo duas possibilidades para o retorno dele: ou o Eco está diretamente ligado ao Oryx, assim como os outros estavam conectados às vítimas da Testemunha, ou foi usado para ressuscitá-lo, já que, sem o poder da Luz, não haveria outra forma de trazê-lo de volta na sua forma plena.
Durante a live, foi confirmado que a Eris Morn, a Sloane e o Derivante terão papéis importantes no episódio. Faz sentido a participação de Eris e Derivante, já que ambos possuem conexões com a Treva.
O caso da Sloane, no entanto, chama mais atenção. Ela ainda está parcialmente possuída e tem uma ligação direta com a Xivu Arath, que hoje controla os Possuídos. Inclusive, a Xivu já falou através dela durante a Temporada das Profundezas.
Eu já falei várias vezes aqui lá no meu canal no Youtube: a Colmeia é minha raça favorita em Destiny 2, e a Savathûn é a minha personagem favorita da franquia. Então estou com sentimentos mistos sobre esse episódio.
De um lado, estou animado para ver mais da lore da Colmeia, mas do outro, tenho receio de que os roteiristas estraguem essa parte da história, assim como fizeram com a de São-14.
Mas como eu sou mulher de malandro quando se fala de Destiny, estarei lá no lançamento do Episódio Heresia, torcendo para que, dessa vez, a história seja digna do legado da Colmeia.
Fiquem firmes na Luz, guardiões!
Destiny 2 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.
(Sloane parcialmente possuída na Temporada das Profundezas em 2023)