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Destiny 2 bloqueia jogadores na Rússia e Bungie afunda em mais uma crise

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Com servidores inacessíveis, críticas à monetização e falhas na comunicação, comunidade cobra respostas enquanto confiança desmorona.

Jogadores de Destiny 2 na Rússia, Belarus e Cazaquistão estão enfrentando um bloqueio persistente para acessar o game. Há mais de uma semana, as tentativas de login resultam no código TAPIR, normalmente associado a períodos de manutenção, mas, desta vez, sem previsão de retorno.

O único posicionamento oficial da Bungie veio em respostas secas no fórum no site da empresa, dizendo que “os serviços de Destiny não estão disponíveis onde o acesso é restrito por lei”. Nenhum detalhe adicional foi dado sobre qual legislação estaria por trás da decisão, deixando a comunidade às cegas.

Alguns jogadores recorreram a VPNs e conseguiram acesso temporário, mas quem criou contas nos países afetados relata banimentos automáticos. No Xbox, alterar o servidor DNS tem funcionado como paliativo, enquanto no PlayStation a situação é mais crítica, com contas PSN registradas na Rússia simplesmente não conseguindo acessar o jogo.

A situação gerou um movimento por reembolsos na Steam. A Valve tem aceitado pedidos em alguns casos, inclusive de usuários com milhares de horas registradas, como o de um jogador com mais de 2.000 horas que recebeu reembolso integral de DLCs, conforme mostrado no site The Game Post. Outros, no entanto, não tiveram a mesma sorte, o que sugere critérios inconsistentes nas análises da empresa.

Destiny 2 talvez enseja no seu pior momento na história, com a nota geral na Steam caindo de “bem positivas” para “bem negativas” nos últimos 30 dias, com apenas 31% das reviews recentes sendo favoráveis. Em russo, o cenário é ainda pior: só 9% das análises são positivas, classificando o jogo como “majoritariamente negativas”.

Mais do que a restrição em si, a falta de comunicação clara da Bungie virou o centro das críticas. Jogadores veteranos, com milhares de horas investidas, cobram explicações mais transparentes e detalhadas. Até agora, porém, a empresa se mantém em silêncio.

E por falar em comunicação ruim, quem me acompanha lá no Twitter sabe que eu sou um crítico ferrenho da forma como a Bungie lida com a comunidade, especialmente no que diz respeito às MTX excessivas e ao Portal. O lançamento de Os Confins do Destino deveria ser um ponto de virada para Destiny 2, mas acabou se transformando em mais um capítulo da crise de confiança entre estúdio e jogadores.

A primeira grande atualização, que chegou para preencher o lugar das temporadas, chamada de Ferro & Cinzas, só piorou a situação, muitos fãs classificaram ela como “a pior” já feita pela Bungie, misturando frustração com bugs, problemas de balanceamento e decisões de monetização cada vez mais polêmicas.

A mais recente controvérsia veio com a armadura da Bandeira de Ferro. Vendida como uma “nova armadura incrível”, acabou sendo apenas um set lançado há sete anos, na expansão A Mente Bélica, mas com uma cor diferente. Para piorar, jogadores notaram que um ornamento chamado Conjunto da Antiga Majestade, que era mostrado com ícones da Bandeira de Ferro, havia sido colocado no Eververso, vendido por dinheiro real e sem qualquer vínculo com o evento. Foi então que FINALMENTE, a comunidade percebeu que a Bungie estava transferindo recompensas in-game para monetização na loja, algo que eu venho apontando há anos. Diante da pressão, a empresa voltou atrás, retirou o set da loja e recolocou na Bandeira de Ferro.

Na tentativa de estancar a sangria, Dylan Gafner (dmg04), gerente de comunicações da Bungie, admitiu os erros da empresa e escreveu a um fã no X: “Tem sido horrível não conseguir construir um momento positivo. Muitos tropeços e erros no caminho. Mas eu realmente acredito que estamos começando a mudar e a seguir na direção certa. Um roadmap está a caminho, e espero que ajude a reconstruir a confiança à medida que avançamos para Insurgentes e além.”

Ainda assim, a sensação predominante é de ceticismo. A Bungie reconhece os erros, fala em reconstruir a confiança, mas a comunidade já viu esse discurso antes. O estúdio tem uma tarefa ingrata pela frente: provar que ainda consegue entregar mais do que promessas e realmente recuperar a credibilidade perdida.

Destiny 2 está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC (Windows).

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

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