Nintendo prioriza lançamentos no Switch original.
Mesmo após o lançamento do Nintendo Switch 2, desenvolvedores continuam relatando problemas para conseguir kits de desenvolvimento do console. A situação foi discutida na edição mais recente do DF Direct Weekly, podcast do Digital Foundry, com os jornalistas John Linneman e Oliver Mackenzie.
Segundo Linneman, alguns estúdios foram instruídos a priorizar versões para o Switch original, contando apenas com a retrocompatibilidade no novo hardware.
“Há muita conversa sobre isso ultimamente, de que a Nintendo parece estar quase desencorajando o desenvolvimento para Switch 2 até certo ponto”, afirmou. “Conversei com muitos desenvolvedores em que foi dito que o jogo deles deveria ser lançado no Switch 1 e depender da retrocompatibilidade. Há muitos desenvolvedores que não conseguem kits do Switch 2. Conversamos com vários devs na Gamescom este ano, e muitos disseram a mesma coisa. Eles querem lançar no Switch 2. Eles adorariam fazer versões para Switch 2. Mas não conseguem o hardware. Está realmente difícil agora.”
Essa política gera dificuldades práticas. Jogos que já exploram ao máximo o hardware do Switch original podem acabar com desempenho instável ou imagem menos nítida no Switch 2, que oferece resolução de saída de 4K no dock (contra 1080p do primeiro modelo) e 1080p no portátil (contra 720p no Switch 1).
Oliver Mackenzie falou sobre a inconsistência da distribuição: “Acho que eles deveriam [enviar mais kits], mas não sei qual foi o raciocínio da Nintendo nessas decisões. Mesmo agora, desenvolvedores estão com dificuldade de conseguir sistemas. Meses atrás, ouvimos relatos de grandes desenvolvedores enfrentando dificuldades, enquanto alguns indies foram incluídos.”
Um exemplo citado foi Chillin’ by the Fire, da Oink Games, um indie de acampamento que utiliza a câmera do Switch 2 e recebeu kits antes de estúdios de AAA. “Esse jogo de acampamento com câmera conseguiu kits. E alguns grandes desenvolvedores de AAA não estão necessariamente no pipeline para receber kits”, disse Mackenzie.
Outro ponto levantado é a escassez de lançamentos otimizados exclusivamente para o novo hardware. “O que me chama atenção é que vimos pouquíssimas edições próprias de Switch 2 pós-lançamento. Quase nenhuma de desenvolvedores third-party”, comentou Mackenzie. “Vimos No Man’s Sky e talvez um ou dois outros jogos, mas tem sido um fluxo muito lento de títulos com o selo Switch 2 Edition. Espero que seja temporário. Espero que em um ou dois anos a gente olhe para trás e diga: aquilo foi uma decisão estranha, mas que foi corrigida a tempo.”