Uma demo técnica de The Witcher 4 foi apresentada durante o evento “State of Unreal”, com direito a gameplay rodando num PlayStation 5 padrão com ray tracing ativado. Quem subiu ao palco foram os próprios desenvolvedores da CD Projekt Red, mostrando uma demonstração ambientada no mundo do novo jogo.
Eles não confirmaram se o material exibido faz parte da gameplay final, mas o conteúdo dá uma boa ideia do que estão construindo com a Unreal Engine 5. Na cena, Ciri, que vai ser a protagonista do novo game, aparece explorando uma cidade no reino de Kovir, interagindo com NPCs e caminhando por um mercado detalhado, com barracas, objetos e cenários cheios de elementos dinâmicos.
O foco da demo era mostrar o que a nova engine é capaz de fazer em termos de fidelidade visual e desempenho. Segundo a Epic, o sistema de animação do game foi refeito, e agora consegue adaptar os movimentos de forma mais fluida. Um dos exemplos mostrados foi a Ciri montando em um cavalo, com a animação se ajustando ao ângulo de aproximação da personagem. Tudo funcionando a 60 FPS, direto no PS5.
Existiam especulações de que o The Witcher 4 seria exclusivo da próxima geração de consoles, com a Sony já desenvolvendo o PlayStation 6 e rumores de que a Microsoft mira 2027 para lançar o sucessor do Xbox Series X e um portátil próprio. Mas essa tech demo da Unreal rodando no PS5 padrão mostra o oposto. Tudo leva a crer que o o novo The Witcher deve seguir o caminho do Cyberpunk 2077 e sair como um game cross-gen.
Com uma nova engine, uma nova protagonista e a promessa de uma nova trilogia, o jogo começa a tomar forma. Ainda tem muito caminho pela frente, mas esse primeiro vislumbre mostra que a CD Projekt Red quer marcar território logo no início da geração.
A troca de motor gráfico marca o fim da linha pra REDengine, tecnologia usada pela CD Projekt Red por mais de uma década. Foi com ela que a empresa fez The Witcher 3 e Cyberpunk 2077. E por mais problemático que o lançamento de Cyberpunk tenha sido, foi graças à REDengine que o jogo virou o que é hoje. A DLC Phantom Liberty deixou isso claro, a engine chegou no auge. É o fim de uma era, mas, pelo que foi mostrado até agora, não deve fazer falta.
O game foi revelado oficialmente no The Game Awards do ano passado, e confirmou que a Ciri vai assumir o protagonismo da franquia. A mudança, como esperado, dividiu opiniões nas redes sociais por conta da aparência da Ciri, mas o que foi mostrado hoje é que ela está mais bonita do que nunca.