A TeamLFG é o mais novo estúdio a se juntar à família PlayStation Studios, segundo anunciou o CEO do Studio Business Group da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst. O executivo disse que o estúdio “se originou na Bungie, mas também reuniu desenvolvedores de toda a indústria para dar vida a um projeto de incubação ambicioso que me deixa muito empolgado”.
Com sede em Bellevue, Washington, a TeamLFG é formada por uma equipe híbrida, com profissionais trabalhando presencialmente e de forma remota nos EUA e Canadá. O grupo mistura veteranos da indústria, com experiência em jogos como Destiny, Halo, League of Legends, Fortnite, Roblox e Rec Room, além de talentos em início de carreira.
Segundo o próprio estúdio, o nome TeamLFG significa “Team Looking For Group”, fazendo referência ao espírito social dos jogos multiplayer. Em comunicado, a equipe disse ser apaixonada por uma “jogabilidade focada em ação, com combates marcantes e mundos online feitos pra interação real entre jogadores”

“Somos movidos pela missão de criar jogos onde os jogadores possam encontrar amizade, comunidade e pertencimento. Queremos que nossos jogadores fiquem animados ao ver que seus amigos já estão online, que reconheçam nomes familiares, e que criem mitos e memes entre si”, afirmou o estúdio.
O primeiro jogo da TeamLFG vai ser um jogo de ação em equipe, com inspirações em jogos de luta, plataformas, MOBAs, simuladores de vida e… jogos com sapos, seja lá o que isso signifique.
O estúdio também planeja algumas playtests em acesso antecipado, com o objetivo de desenvolver seus jogos junto da comunidade:
“É fundamental que sejamos ágeis o suficiente para reagir ao feedback dos jogadores, não só antes do lançamento, mas durante toda a vida útil do jogo como serviço, enquanto expandimos a comunidade ao longo dos anos.”
No papel, é mais um estúdio apostando em cooperação, comunidade e multiplayer social. Mas na prática, o anúncio não empolga. A ideia de misturar MOBA com simulador de vida e um jogo de sapo soa como mais um projeto sem identidade clara.
O envolvimento da Bungie também não ajuda, a empresa recentemente virou alvo de duras críticas após a recepção morna do Marathon e a decepção quase que generalizada com a nova DLC de Destiny 2. Não parece o momento ideal pra usar a Bungie como cartão de visita.
A Sony continua apostando pesado em jogos como serviço. E embora Helldivers 2 tenha funcionado como exceção e agradado bastante, a maior parte dos projetos que seguem esse caminho não empolga nem mostra personalidade. A impressão é que muitos deles existem só pra cumprir meta de investimento. A TeamLFG pode até ter gente talentosa, mas é difícil confiar que isso vai se traduzir em algo realmente marcante enquanto a visão por trás parece tão parecida com tudo o que já deu errado.

