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CEO da Epic Games admite falhas de desempenho na Unreal Engine 5 e culpa estúdios

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Tim Sweeney diz que estúdios priorizam PCs de ponta e só pensam em otimização no fim, mas promete novas ferramentas e suporte para mudar cenário.

A Unreal Engine 5, motor gráfico da Epic Games, vem sendo criticada por exigir muito do hardware e apresentar baixo desempenho em jogos lançados para consoles e PCs menos potentes. A discussão ganhou força após diversos relatos de performance instável em títulos recentes, o que levantou questionamentos sobre o futuro da engine.

Durante o Unreal Fest, em Seul, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, reconheceu os problemas e afirmou que a principal causa não está apenas na tecnologia, mas no processo de desenvolvimento adotado pelos estúdios.

“A principal razão pela qual jogos feitos na Unreal Engine 5 não rodam bem em certos PCs ou GPUs é o processo de desenvolvimento. Muitos estúdios criam seus jogos para hardwares de ponta e só fazem otimização e testes em máquinas mais fracas nas etapas finais”, explicou.

Sweeney disse ainda que a otimização nunca foi simples, mas deveria ser encarada como parte inicial do desenvolvimento, e não apenas como etapa final.

“Otimização está longe de ser uma tarefa fácil, é extremamente desafiadora. O ideal seria implementar ajustes de desempenho ainda nas primeiras fases do desenvolvimento, antes da criação em larga escala do conteúdo.”

O executivo também disse que, em comparação com uma década atrás, os jogos se tornaram muito mais complexos, o que aumenta a dificuldade de ajustar o motor gráfico sozinho.

“A complexidade dos games aumentou muito, o que torna a otimização no nível da engine um desafio. Cada vez mais, desenvolvedores e criadores de motores gráficos precisam trabalhar juntos para resolver esses problemas.”

Para responder às críticas, a Epic anunciou medidas em duas frentes:

Automação – A empresa promete adicionar ferramentas que realizem parte do processo de otimização de forma automática, facilitando o trabalho dos desenvolvedores.

Treinamento – A Epic vai ampliar o suporte educacional sobre práticas de otimização e, quando necessário, seus engenheiros poderão intervir diretamente em projetos para aplicar técnicas de melhoria de desempenho.

Sweeney afirmou que a meta é acelerar o processo e conscientizar os estúdios da importância de trabalhar com foco em múltiplos dispositivos desde o início.

“A otimização exige esforço manual significativo, então planejamos oferecer recursos automatizados para acelerar esse processo em diferentes dispositivos.”

O CEO também citou Fortnite como caso prático de adaptação a diferentes hardwares. A equipe do jogo acumulou anos de experiência ao ajustar o título para rodar bem até em PCs de entrada, e agora essa tecnologia está sendo incorporada ao motor gráfico.

“Estamos incorporando na Unreal Engine a tecnologia de otimização que desenvolvemos em Fortnite e trabalhando para garantir que jogos rodem bem até em máquinas de entrada”, disse.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

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