Um dos grandes destaques do Carnaval de 2025 em São Paulo foi o trabalho desempenhado pela escola de samba Rosas de Ouro.
Com o tema ‘Rosas de Ouro em uma Grande Jogada‘ a escola fez um belíssimo desfile em que diversos jogos foram referenciados.
A própria escola descreve o seu desfile como:
“No carnaval 2025, levaremos para o nosso desfile no Anhembi o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, que contará a história da arte de jogar e sua importância na sociedade.
Desde os tempos mais antigos da humanidade, os jogos refletem valores, habilidades, traços marcantes e costumes de culturas e épocas. Com o passar dos séculos, evoluíram, se diversificaram, refletindo avanços tecnológicos, sociais e culturais, sem perder a sua essência.”
Um dos carros alegóricos mais impressionantes trazia o Mário, Sonic, Luigi, Bowser, Princesa Peach, Megaman, Donkey Kong, Pikachu, etc e contou inclusive com crianças trajadas de personagens emblemáticos, como o Toad, entre outros(as)!
A letra do samba-enredo também faz diversas menções à prática e às lições que os jogos proporcionam, confira:
O medo de perder não pode superar (bis)A gana de vencer, o jogo vai virar
Rosas de Ouro, a grande jogadaPode apostar (que)O destino da vida no sopro do ventoEm cada partida um novo momento
Escreve em cada cantoO encanto a sonhar
E dar as cartas de verdadeÉ construir a identidade
Na sorte você é meu parEm busca da vitória, vamos lá!
Pra conquistar a glória (bis)
Lutar, fazer história!Se tornar um herói
A cada competiçãoUma nova emoção
E mergulhar na fonte do saber e do lazer
Com nobreza e coragemNo tabuleiro descartar
A pura ganânciaA sombra do azar
Vista a fantasia bom é ser criançaE conectar o mundo na palma da mão
Vai reflorescerA rosa do meu coração
Vale lembrar que os personagens das franquias Mario e Sonic já tiveram um desfile próprio em carro alegóricos no game “Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games”.
(A equipe da Bonfire tentou contato com a escola de samba Rosas de Ouro para questionar sobre a autorização de uso de imagens dos personagens, porém, até o momento dessa publicação, não houve resposta).