Notícias

Capcom bate recorde de vendas pelo oitavo ano seguido

Compartilhar:

A Capcom divulgou os resultados do ano fiscal de 2024, encerrado em março de 2025, o que já parecia claro foi confirmado e os caras tiveram mais um ano de recordes. A empresa registrou vendas líquidas de ¥169,6 bilhões (cerca de R$ 5,68 bilhões), um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior, e lucro líquido de ¥48,45 bilhões (aproximadamente R$ 1,84 bilhão), crescendo 11,7%. Foram 51,87 milhões de jogos vendidos, 5 milhões a mais que no ano anterior.
O destaque foi Monster Hunter Wilds, que ultrapassou 10 milhões de unidades vendidas no primeiro mês. O jogo trouxe melhorias significativas em relação ao seu antecessor, Monster Hunter Rise, com um mundo aberto mais coeso, mecânicas de combate refinadas e uma narrativa mais envolvente. A introdução do modo “Focus” permite ataques direcionados a partes específicas dos monstros, adicionando uma camada estratégica ao combate. Além disso, a presença do Seikret, uma montaria que auxilia na exploração e no combate, tornou a experiência mais dinâmica e acessível para novos jogadores, sem perder a profundidade que os veteranos apreciam.

Mas o sucesso da Capcom não se resume a lançamentos recentes. A empresa continua colhendo frutos do seu catálogo digital. Jogos como Resident Evil 7, lançado em 2017, ainda vendem mais de 1 milhão de cópias por ano. No último ano fiscal, 13 títulos da Capcom ultrapassaram a marca de 1 milhão de unidades vendidas, muitos deles com vários anos desde o lançamento. Essa estratégia de manter jogos antigos acessíveis com descontos nas lojas digitais tem se mostrado eficaz, garantindo uma receita constante e aproveitando o valor duradouro de suas franquias.
Enquanto isso, outras empresas apostam pesado em jogos como serviço, muitas vezes com resultados questionáveis. A Capcom, por outro lado, mostra que é possível crescer de forma sustentável, focando em jogos completos e experiências single-player de qualidade. E isso tem dado certo.
Para o próximo ano fiscal, a Capcom já prevê um nono ano consecutivo de lucros recordes, com projeção de ¥190 bilhões (cerca de R$ 7,24 bilhões) em faturamento. Com lançamentos como Capcom Fighting Collection 2 em 16 de maio, Onimusha 2 Remaster em 23 de maio e versões de Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess confirmadas para o Switch 2 em 5 de junho, a empresa continua apostando em suas franquias consagradas e em novos títulos promissores.
A Capcom prova que, com uma estratégia bem definida e foco na qualidade, é possível alcançar sucesso contínuo sem depender de modelos de negócios voláteis. E isso é algo que outras empresas da indústria poderiam e deveriam observar com atenção.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *