Bungie confirma Marathon para setembro com alpha test ainda este mês
Novo shooter PvPvE terá cross-play, curta animado e sistema de Runners em um mundo sci-fi brutal e competitivo
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Escrito por Heroutz
4/13/20252 min read

A Bungie finalmente tirou o véu de Marathon, seu novo grande projeto, apresentando quase uma hora de conteúdo com gameplay, mecânicas e bastidores. O jogo, um extraction shooter PvPvE ambientado em um futuro sci-fi, será lançado em 23 de setembro para PS5, Xbox Series X|S e PC, com cross-play e cross-save confirmados.
A proposta de Marathon gira em torno de equipes de até três jogadores, os chamados Runners, que são enviados a Tau Ceti IV para explorar os restos de uma colônia desaparecida. Lá, enfrentam tanto outros times quanto inimigos PvE enquanto tentam coletar loot, sobreviver e escapar com vida. A morte significa perda total de equipamentos, o que dá ao jogo uma tensão constante e um forte apelo tático.


A Bungie abriu hoje as inscrições para o alpha test, que acontece em 23 de abril. A versão de testes incluirá quatro dos seis Runners disponíveis no lançamento: Void (furtivo), Glitch (rápido e desorientador), Locus (brutal e ofensivo) e Blackbird (especialista em reconhecimento). Cada um traz uma jogabilidade distinta, mas sem limitações na composição de equipe, ou seja, todos podem escolher o mesmo personagem se quiserem.
Durante a apresentação, a Bungie detalhou o loop central do jogo: montar um loadout, entrar em missão, lidar com ameaças humanas e não humanas, extrair com sucesso e usar o loot adquirido para melhorar a próximo run. O sistema é claramente inspirado em jogos como Escape from Tarkov, mas com a identidade visual e o refino técnico característicos da Bungie e muito parecido com Destiny e Halo.
Além da jogabilidade, Marathon também teve direito a um curta animado exclusivo de quase nove minutos, escrito e dirigido por Alberto Mielgo (Love, Death & Robots), que aprofunda o universo do jogo e será parte do material de lore que virá em temporadas.


O jogo também contará com eventos comunitários, progressão ranqueada, storytelling sazonal e um modo espectador via GameChat. Embora já esteja claro que Marathon será um jogo pago, a Bungie ainda não revelou o preço nem o modelo exato de monetização. A empresa, no entanto, afirmou que não será um título gratuito e prometeu um modelo mais transparente do que o usado em Destiny 2.
Com uma proposta ousada, visual marcante e pedigree de uma das desenvolvedoras mais respeitadas do gênero, Marathon busca não só reviver uma IP clássica da Bungie, mas também se firmar como uma nova potência no cenário dos shooters multiplayer. Agora, resta saber se o estúdio conseguirá conquistar, e manter, uma base engajada em um mercado cada vez mais impiedoso.
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