Jogo chega em 12 de setembro e teve confusão sobre preço após fala atravessada de Randy Pitchford.
Depois de causar confusão com declarações sobre preços, a Gearbox confirmou que o Borderlands 4 vai custar US$ 70 na edição padrão, ou R$ 379,90 no Brasil, segundo os valores da pré-venda iniciada na PlayStation Store, Steam, Epic Games Store e Microsoft Store. A Super Deluxe Edition sai por US$ 130 (R$ 649,90 por aqui) e inclui bônus in-game e futuras DLCs. Já a versão Deluxe, intermediária, foi listada por R$ 499,90. E, curiosamente, a edição de colecionador anunciada por US$ 150 não acompanha o jogo. Quem comprar qualquer versão na pré-venda leva o Pacote Glória Dourada, com skins exclusivas para personagem, arma e drone.
A confusão sobre o preço começou no mês passado, quando o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, foi questionado por um fã no X (Twitter) sobre os rumores de que o jogo custaria US$ 80, como já acontece com títulos da Nintendo e Microsoft. Ele respondeu com um texto atravessado:
“Se você é um fã de verdade, vai dar um jeito. Minha loja local tinha Starflight pro Mega Drive por US$ 80 em 1991, e eu trabalhava com salário mínimo numa sorveteria em Pismo Beach. Dei um jeito.”
A reação foi imediata. Muita gente considerou a fala insensível, e Pitchford teve que voltar atrás. Disse que o objetivo da empresa era cobrar um valor que refletisse a qualidade do produto, e que não sabia ao certo qual seria o preço final. Segundo ele, o crescimento dos custos de desenvolvimento e produção estão empurrando os preços pra cima, e se Borderlands 4 custasse US$ 80, o jogo precisaria fazer valer cada centavo.
Além da confusão de preços, o estúdio também antecipou o lançamento: o jogo chega agora em 12 de setembro, em vez do dia 23. Vai sair para PS5, Xbox Series X/S, PC e também foi confirmada uma versão para o Nintendo Switch 2 ainda este ano.
Apesar de toda a polêmica, a série ainda tem força. Mas a forma como a Gearbox lidou com o assunto do preço deixou um gosto amargo na boca dos fãs. Ao sugerir que “fãs de verdade” devem simplesmente “dar um jeito”, Pitchford deu o tipo de resposta que parece ignorar completamente a realidade de quem joga, principalmente em mercados emergentes onde o preço de um jogo desses custa quase 25% de um salário mínimo.