A Hasbro, detentora dos direitos de Dungeons & Dragons e, consequentemente, de Baldur´s Gate, esteve presente na GDC 2025 e em entrevista à PC Gamer comentou sobre o título que sucede o Jogo do Ano de 2023.
O diretor de licenciamento, Eugene Evans, disse: “Estamos conversando com muitos parceiros e também sendo abordados por outros sobre o futuro da franquia Baldur’s Gate. Vamos tomar nosso tempo para encontrar a parceria correta, com a abordagem certa para o produto certo e que possa representar o futuro de Baldur’s Gate. Levamos isso muito a sério, assim como fazemos com todos os produtos de nosso portfólio. Não tomamos decisões precipitadas sobre parcerias”.
Um contexto importante sobre a fala é que os três jogos da franquia lançados até hoje não foram todos desenvolvidos pelos mesmos estúdios, sendo Baldur´s Gate 1 e 2 feitos pela Bioware, enquanto Baldur´s Gate 3 teve a Larian Studios como empresa parceira da Hasbro.
Os dois primeiros games foram sucesso de crítica, mas se tornaram jogos bastante nichados e com menor expressão em número de vendas sendo ambos lançados nos anos 90. Porém, o patamar da franquia mudou completamente com o lançamento de Baldur´s Gate 3, 25 anos depois do seu antecessor, que vendeu mais de 10 milhões de cópias.
Mesmo com o sucesso incontestável, a Larian Studios afirmou que não pretende retornar à franquia e seguirá com projetos autorais.
Portanto, mesmo que o executivo da Hasbro comente que um novo título não deve demorar a acontecer, a perspectiva realista é que não vejamos um Baldur´s Gate 4 tão logo, visto que sequer há uma desenvolvedora escolhida para assumir o projeto.
A Bioware pode ser uma forte candidata, já que tem experiência com a franquia e, após o lançamento fracassado de Dragon Age: The Veilguard tem apenas o próximo Mass Effect como game em desenvolvimento e poderia iniciar a pré-produção de um próximo projeto voltando ao universo de D&D.
Resta aguardar por novidades, mas sem grandes expectativas.