Assassin´s Creed: Shadows tem quebrado recordes dentro da franquia e atingido resultados expressivos para a Ubisoft, além de colecionar elogios sobre sua performance, visuais e protagonistas.
Acontece que a diversidade de gameplay que o jogo oferece nas figuras de Naoe e Yasuke poderia ter sido muito diferente, caso o estúdio mantivesse o conceito original pensado pela equipe de desenvolvimento.
Em entrevista para a GamesRadar+, o Diretor Criativo do jogo, Johnatan Dumond, revelou que a inclusão de Yasuke como personagem jogável só ocorreu nas etapas finais da pré-produção.
Segundo Dumond, na ideia inicial haveria apenas um protagonista e, por se tratar de um título Assassin´s Creed que se passaria no Japão, fazia sentido que esse personagem fosse um Shinobi (ninja), entretanto, durante a pré-produção, a equipe passou a sentir falta de uma maior representatividade de outra figura icônica daquela época, o Samurai.
A solução inicial foi a de incorporar elementos dos Samurais na gameplay desse personagem, porém, isso fez com que ele perdesse sua identidade como Shinobi e se tornasse algo menos interessante já que não representava nem Shinobis e nem Samurais.
“Quanto mais jogávamos com o personagem — estávamos na fase de concepção — pensávamos ‘OK, poderíamos fazer isso com o personagem, adicionar elementos dos samurai’. Estávamos meio que fazendo um tanque furtivo, mas não funcionou muito bem. No fim, isso estava apenas diluindo a fantasia do shinobi.”, disse.
Foi então que resolveram trazer um Samurai para o game e decidiram por uma dupla de protagonistas, cada um com sua própria origem e papel.
“Foi aqui que dissemos OK, mas se separássemos isso em dois personagens — não apenas dois conjuntos para um personagem, mas claramente dois personagens — isso também nos daria um ponto de vista diferente para o jogo, uma voz diferente e permitiria que você tivesse uma dinâmica entre dois personagens para [fins] narrativos”
Segundo ele, a escolha por Yasuke aconteceu naturalmente, pois já haviam planos para que ele tivesse alguma participação na história, como ocorre em todos os títulos, em que figuras históricas tem envolvimento com a trama, porém, fazia sentido tê-lo como personagem jogável em razão da sua origem imigrante, pois permitiria que a história do jogo se expandisse, inclusive para apresentar as figuras dos padres portugueses que tiveram papel importante na história do Japão naquele período. Segundo o Diretor, Yasuke serve a um propósito de ser um elo entre o oriente e o ocidente no game.
“Já havíamos falado bastante sobre Yasuke – achamos que ele era uma figura histórica muito interessante, que era muito misteriosa. Não sabemos o que aconteceu com ele, há muitas lacunas. Também nos permitiu contar a história portuguesa dentro da história do Japão – um encontro entre Oriente e Ocidente – já que ele está preso no meio disso. Achamos que ele era um ótimo personagem para isso, para ter uma visão de ambos os lugares.”, finaliza o Diretor.
Assassin´s Creed: Shadows foi lançado no dia 20 de Março para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S e X.