Acclaim: lendária publicadora está de volta

Compartilhar:

A Acclaim anunciou seu retorno nesta terça-feira (04), após mais de 20 anos.

Segundo seu CEO, o veterano de industria, Alex Josef, nesse retorno a Acclaim terá um foco em jogos indie e em revitalizar IP’s:

“Primeiramente, a nova Acclaim dará suporte ao desenvolvimento de jogos indie e novas IP’s originais. A empresa proverá todos os recursos necessários para levar seus para a maior audiência possível”

Josef comentou ainda que já há games em desenvolvimento que serão publicados por eles e que “em breve” saberemos quais são: “Temos sorte de termos uma equipe extremamente talentosa e de já termos fechado acordos com alguns títulos indie incríveis, que revelaremos em breve.”

Fundada em 1987, a Acclaim Entertainment esteve envolvida em grandes lançamentos, especialmente durante os anos 90, publicando títulos de franquias como: Mortal Kombat, NFL, X-Men, Spider-Man, BMX, entre outras. Em 1995, a empresa registrou um lucro líquido de US$ 581.000.000,00.

No final da década de 90, a Acclaim Entertainment adquiriu outras empresas e criou um braço de desenvolvimento de jogos, a Acclaim Studios, sendo responsável por games como: Re-Volt e títulos da franquia Turok.

Porém, em 2004, apesar de ter lançado alguns títulos de sucesso, a empresa declarou falência ao acumular uma dívida de mais de US$ 100.000.000,00.

Em 2006, a marca foi adquirida e assim nasceu a Acclaim Games, que tinha um modelo de negócio direcionado subsidiar jogos online desenvolvidos por empresas asiáticas, os levando aos mercados americano e europeu. Ao todo, quatorze jogos foram lançados: The Chronicles of Spellborn, Kogamu, BOTS!!, 9Dragons, 2Moons, Ponystars, Dance Online, My Diva Doll, Tribal Nations e Prize Potato.

Em 2010, a Playdom comprou a Acclaim Games e encerrou suas atividades três meses depois.

Agora, em 2025, a nova Acclaim quer ser protagonista novamente no mercado.

“É uma honra e um prazer absolutos liderar o projeto que visa trazer a Acclaim de volta à vanguarda da indústria de jogos”, conclui Alex Josef.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *