Destaque Notícias

Cocriador de Halo critica EA por apagar nomes de desenvolvedores nos créditos de Battlefield 6

Compartilhar:

Marcus Lehto diz que dezenas de ex-funcionários da Ridgeline Games foram excluídos do jogo.

Marcus Lehto, cocriador de Halo e ex-diretor criativo de Battlefield, criticou publicamente a Electronic Arts por deixar de creditar dezenas de desenvolvedores da Ridgeline Games, incluindo ele próprio, no recém-lançado Battlefield 6.

Em uma publicação no LinkedIn, Lehto disse que está “desapontado” ao perceber que vários colegas que trabalharam por anos no projeto sequer foram mencionados nos créditos. “Esses talentosos desenvolvedores trabalharam incansavelmente entre um e dois anos e meio construindo as bases do jogo”, escreveu. “Todo colaborador merece reconhecimento justo.”

A Ridgeline Games havia sido criada pela EA em 2021, com Lehto no comando, para liderar o desenvolvimento de campanhas single-player dentro da série Battlefield. O estúdio começou a operar em 2022 e foi responsável pelas primeiras fases criativas do projeto. Mas em fevereiro de 2024, Lehto anunciou sua saída “por decisão própria”, dizendo que precisava “tirar um tempo para refletir sobre o futuro”. Uma semana depois, a EA fechou o estúdio sem aviso prévio, algo que, segundo Lehto, ele só soube pela imprensa.

Agora, com o sucesso estrondoso de Battlefield 6, a exclusão soou ainda mais amarga. O jogo bateu o recorde histórico da EA na Steam, com 747 mil jogadores simultâneos, e vendeu mais de 7 milhões de cópias nos três primeiros dias, tornando-se o maior lançamento da franquia.

Mesmo assim, Lehto disse que o crédito foi injustamente distribuído, já que muitos ex-funcionários foram relegados à categoria “Special Thanks”, e outros simplesmente desapareceram dos créditos. Ele chegou a publicar uma lista de nomes e cargos para reconhecer publicamente quem, segundo ele, “deveria ter sido devidamente creditado”.

A situação reacende uma discussão antiga na indústria: o apagamento de profissionais após demissões ou reestruturações internas. Casos como esse não são novos, mas se tornam ainda mais visíveis quando envolvem nomes de peso como o de Lehto, o mesmo que, décadas atrás, ajudou a criar Halo, que revolucionou o FPS nos consoles.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *