Felix Falk projeta maior edição da história em 2025, com mais de 1.500 expositores e 233 mil m².
Felix Falk, diretor administrativo da Game, associação que representa a indústria de games na Alemanha e co-organiza a Gamescom, disse que, após o fim definitivo da E3, o evento passou a ter uma responsabilidade ainda maior dentro da indústria. Em entrevista ao site The Game Business, ele destacou que a relação entre as duas feiras sempre foi de complementariedade, e não de competição. “Estávamos em uma ótima parceria com a E3 ao longo dos anos e nunca foi uma competição. Era mais… anuncie seu jogo na E3 e jogue-o na Gamescom”, disse.
A última edição física da E3 aconteceu em 2019. Em 2021, a feira tentou um formato digital, mas não resistiu. Em dezembro de 2023, a ESA anunciou oficialmente seu encerramento. Para Falk, a ausência da E3 fortaleceu a Gamescom como a principal semana global dos games, mas também trouxe desafios. “Em alguns aspectos foi bom, porque as pessoas esperam que sejamos a semana global mais importante para jogos, com a maior visibilidade para todos. Então, é nossa responsabilidade apresentar um palco para a indústria cumprir isso”, disse.
Segundo ele, a mudança também exige negociações mais complexas com as sedes globais das empresas para ajustar o calendário de anúncios. “Essa necessidade também é uma desvantagem porque [a Gamescom] não é tão forte no calendário. Então, às vezes, tivemos que lidar mais com as equipes das sedes, já que precisa se encaixar no calendário global das companhias.”
No início, convencer as empresas a levar grandes anúncios não foi fácil. “Nos últimos anos, foi uma luta [para conseguir adesão] e houve muita discussão com algumas dessas empresas”, relembra Falk. “Mas, se você olhar o line-up agora, e quem faz parte da Gamescom, quase todos estão lá. Conseguimos trazer todos, bem, quase todos de volta para a feira.”
A edição de 2025 promete ser a maior da história do evento, ocupando 233 mil metros quadrados e reunindo mais de 1.500 expositores. Ela será realizada em Colônia, Alemanha, de 20 a 24 de agosto.

