Decisão judicial abre caminho para lojas alternativas e métodos de pagamento fora do controle da Apple no país.
A Epic Games anunciou que vai lançar Fortnite e a Epic Games Store para iOS na Austrália, após uma vitória na Corte Federal que classificou as práticas da Apple e do Google como anticompetitivas.
O veredito pode abrir espaço para a entrada de lojas de aplicativos de terceiros e pagamentos alternativos, tema que a Epic vem defendendo desde 2020. Segundo a empresa, o tribunal produziu mais de 2.000 páginas de conclusões sobre o caso.
Se a decisão for aplicada como previsto, a Austrália se juntará a mercados como EUA, União Europeia e Japão, que já passaram a permitir mudanças semelhantes.
A disputa começou quando a Epic processou a Apple por cobrar 30% de comissão e proibir outros meios de pagamento. Em 2020, a Epic tentou contornar essa taxa adicionando um método direto no Fortnite, o que resultou na remoção do jogo da App Store e no banimento da conta de desenvolvedor.

Em 2021, a Apple foi obrigada a permitir links para pagamentos externos, mas reagiu com uma taxa de 27% sobre essas compras e exibindo mensagens que desencorajavam seu uso. Neste ano, uma juíza dos EUA ordenou que a Apple parasse de cobrar os 27% e removesse os avisos, afirmando que a empresa violou uma liminar anterior. Ela também acusou o VP Alex Roman de “mentir descaradamente sob juramento”, o que pode resultar em acusação criminal de desacato.
Fortnite está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC e dispositivos móveis.

