Mark Darrah disse que complexidade técnica e uso de múltiplas engines também pesaram na decisão.
Em entrevista ao canal MrMattyPlays no YouTube, o ex-produtor executivo da BioWare Mark Darrah revelou que o estúdio chegou a apresentar várias propostas para remasterizar os três primeiros jogos da série Dragon Age, mas a Electronic Arts não se interessou em seguir adiante com o projeto no estilo de Mass Effect Legendary Edition.
Segundo Darrah, um dos principais fatores foi a aversão histórica da EA a remasters, algo que a própria empresa já teria admitido publicamente.
“Historicamente, a EA sempre foi, e eu realmente não sei por quê, mas eles até disseram isso publicamente, meio contra remasters. É estranho para uma empresa de capital aberto basicamente parecer ser contra dinheiro fácil, mas eles parecem ser contra. Mas isso é só parte da questão.”
Outro ponto seria a maior complexidade técnica. Enquanto toda a trilogia Mass Effect foi desenvolvida na Unreal Engine, permitindo terceirizar grande parte do trabalho para estúdios externos, Dragon Age utilizou múltiplos motores gráficos.
“O outro problema é que Dragon Age é simplesmente mais difícil de fazer do que Mass Effect e, em certo nível, de uma dificuldade impossível de medir. Pode ser só um pouco mais difícil, ou muito mais difícil.”
Darrah contou que uma das sugestões internas foi contratar um estúdio externo para refazer Dragon Age: Origins usando a Frostbite, o que poderia facilitar a modernização técnica.
“Vamos usar as ferramentas da Frostbite e encontrar um estúdio de mods talentoso para simplesmente pagá-lo para fazer um remake de Dragon Age: Origins.”
Ele explicou que um remaster do Origins poderia abrir caminho para atualizar o Dragon Age 2 de forma relativamente simples, mas no caso de um remake esse processo seria bem mais trabalhoso.
“Uma das vantagens que Mass Effect tem em relação a Dragon Age para um remaster é que ele foi todo feito em Unreal, em vez de dois motores diferentes. Na prática, só o fato de ser em Unreal significa que é possível remasterizar Mass Effect basicamente investindo dinheiro. Se você estiver disposto a gastar, pode contratar um estúdio externo para fazer a maior parte do trabalho, que foi, de certa forma, o que aconteceu com a Legendary Edition. Havia várias pessoas da BioWare trabalhando no projeto, mas não me lembro quantas, e não era um número muito grande.”
O contexto atual da franquia também não é animador. Dragon Age: The Veilguard, lançado no ano passado, teve recepção morna e desempenho comercial abaixo do esperado, atingindo cerca de 1,5 milhão de jogadores em dois meses. Em janeiro, o gerente geral da BioWare, Gary McKay, confirmou cortes na equipe, afirmando que o próximo Mass Effect não precisa do estúdio completo nesta fase inicial de produção.
Dragon Age: The Veilguard estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.