Destaque Notícias

CFO da Sony diz que Bungie “não é mais independente” e Marathon segue sem data definida

Compartilhar:

Sony monitora de perto o projeto após críticas, reestruturações e incertezas sobre o futuro do game

A Sony confirmou oficialmente que o Marathon, novo projeto da Bungie, não será mais lançado em 23 de setembro, como estava originalmente previsto. O adiamento foi anunciado ainda em junho, mas só agora, durante a sessão de perguntas e respostas com executivos da Sony após o relatório financeiro trimestral, a empresa indicou um novo cenário, sem data oficial, mas com previsão de lançamento até 31 de março de 2026, fim do atual ano fiscal.

Segundo a CFO Lin Tao, a expectativa é que a Sony consiga anunciar uma nova janela de lançamento no outono de 2025 (primavera no Brasil), mas tudo depende do progresso no desenvolvimento. Por enquanto, o jogo continua incluso nas projeções da empresa para o ano fiscal, o que reforça a confiança de que ele será concluído.

“Esperamos que o lançamento ocorra dentro do ano fiscal”, disse Lin Tao.
“Mas, dito isso, isso não é um compromisso. Nenhum anúncio oficial foi feito ainda.”

Além do adiamento, a fala mais relevante da CFO diz respeito à mudança de gestão sobre a Bungie. Após um período de autonomia total, a desenvolvedora agora está sendo integrada aos PlayStation Studios, perdendo gradualmente o status de estúdio independente dentro do ecossistema Sony.

“No momento da aquisição, oferecíamos um ambiente muito independente para a Bungie. No entanto, depois passamos por uma reforma estrutural, como anunciamos no ano passado. Essa independência está diminuindo.”
“A Bungie está assumindo um papel cada vez mais integrado aos PlayStation Studios, e essa integração está em andamento.”

Sobre rumores de um possível cancelamento, a executiva negou qualquer plano do tipo, mas admitiu que, se o lançamento de Marathon fosse cancelado, seria necessário revisar o valor contábil associado ao projeto.

“Estamos corrigindo os problemas, então acreditamos que esse lançamento ocorrerá. Se esse lançamento fosse cancelado, precisaríamos revisar a avaliação, mas no momento isso não é esperado.”

Em comunicado anterior, publicado em junho, a própria Bungie já havia dado sinais de que o adiamento era uma reação direta ao feedback negativo da comunidade.

“Através de cada comentário e conversa em tempo real nas redes sociais e no Discord, sua voz tem sido forte e clara.”
“Sabemos que precisamos de mais tempo para moldar Marathon no jogo que realmente reflita sua paixão.”

Com o adiamento oficializado e a estrutura da Bungie sendo reconfigurada, o futuro do Marathon agora depende de como a desenvolvedora vai lidar com a pressão dupla: reconquistar a confiança da comunidade e entregar resultados sob o olhar direto da Sony. Para um jogo que deveria marcar uma nova fase da Bungie, o tempo extra pode ser a única chance de evitar que essa nova fase termine antes de começar.

A Bonfire jogou a Alpha fechada do Marathon e não achou um jogo ruim. As mecânicas funcionam, tem momentos de tensão, tem partidas que animam. Mas, no meio de tantos concorrentes fortes no mercado de shooters de extração, ele simplesmente não se destaca. Não tem algo que faça você fechar o jogo querendo voltar no dia seguinte. A sensação é de que ele tende a ser apenas mais um. Confira o nosso review completo clicando aqui.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *