Destaque Notícias

Sony processa Tencent por suposta cópia da franquia Horizon em Light of Motiram

Compartilhar:

Empresa alega plágio direto e pede bloqueio do lançamento do jogo desenvolvido pela subsidiária Polaris Quest.

A Sony entrou com um processo na Justiça Federal da Califórnia contra a Tencent, acusando a gigante chinesa de desenvolver um jogo que seria uma cópia direta da franquia Horizon. O título em questão, Light of Motiram, está sendo produzido pela Polaris Quest, subsidiária da Tencent, e segundo a Sony, viola direitos autorais e marcas registradas da série estrelada por Aloy.

O processo descreve o jogo como um “slavish clone”, uma cópia servil, e sustenta que Light of Motiram apresenta semelhanças substanciais com Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West, incluindo uma protagonista ruiva, jovem, tribos pós-apocalípticas e batalhas contra animais robóticos. A Sony argumenta que tais elementos podem confundir os consumidores, sugerindo falsamente uma ligação oficial entre os dois jogos.

De acordo com os documentos judiciais, a Tencent propôs uma colaboração à Sony em março de 2024, durante uma conferência em San Francisco, sugerindo desenvolver um título da franquia Horizon em parceria. A Sony recusou a oferta e “considerou o assunto encerrado”. No entanto, o desenvolvimento de Light of Motiram continuou sem autorização, segundo a acusação.

“Em algum momento de 2023 (e sem o conhecimento da Sony), a Tencent começou a desenvolver um jogo chamado Light of Motiram que – assim como Horizon – apresenta uma protagonista ruiva, jovem, e tribos lutando pela sobrevivência contra animais robóticos em um mundo pós-apocalíptico”, diz um trecho do processo.

A Sony alega que trailers, materiais promocionais, trechos de gameplay e até a página do Steam de Light of Motiram exibem elementos protegidos por direitos autorais da série Horizon. A ação também menciona que usuários e veículos de mídia já notaram e publicaram comparações apontando as semelhanças entre os dois jogos.

A empresa solicita que a Justiça reconheça a violação dos direitos autorais da franquia Horizon, incluindo o uso indevido de elementos visuais associados à personagem Aloy, e pede uma ordem judicial para impedir o lançamento do jogo. A Sony também busca indenização por danos.

Descrito como uma aventura em mundo aberto, Light of Motiram se passa em um cenário pós-civilização, habitado por “mecanimais” como gorilas, veados e touros robóticos, conceito que, segundo a Sony, reforça a semelhança estrutural e estética com sua própria franquia.

Até o momento, nem a Tencent nem a Polaris Quest se pronunciaram publicamente sobre o processo. O caso representa mais um capítulo na crescente tensão entre estúdios ocidentais e desenvolvedoras chinesas diante da expansão global do mercado de games, e pode definir novos limites legais sobre o uso de conceitos visuais e narrativos em jogos de grande orçamento.

Horizon Forbidden West está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.
Horizon Zero Dawn está disponível para PlayStation 4 e PC.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *