Uma placa comemorativa entregue aos desenvolvedores do Concord, jogo cancelado pela Sony poucas semanas após o lançamento, está sendo leiloada em uma unidade da Goodwill nos Estados Unidos. O item, que já ultrapassou os US$ 2.500 em lances, traz uma homenagem a Chelsea Grace, artista responsável pela terceirização na Firewalk Studios.
Gravada com a frase “Founding Freegunner, Northstar Crew, Worldwide Concord Launch, August 23, 2024”, a placa ainda inclui a arte oficial do jogo e um disco, funcionando agora só como lembrança da estreia fracassada, e única, da Firewalk.
Ainda não está claro como a placa foi parar nas mãos da Goodwill, rede que organiza leilões online por meio de mais de 130 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e Canadá. A filial responsável é da região Olympics and Rainier, em Washington, bem perto da antiga sede da Firewalk, que ficava em Bellevue.
O leilão ocorre menos de um ano após o cancelamento do projeto, anunciado pelo CEO da PlayStation Studios, Hermen Hulst, depois que o jogo fracassou completamente nas vendas, não alcançando nem 30 mil cópias vendidas. Retirado das lojas após apenas duas semanas disponível, Concord teve todos os compradores reembolsados e acabou causando o fechamento da Firewalk, com parte da equipe realocada internamente pela Sony.
Depois de oito anos em desenvolvimento, o jogo chegou ao mercado com avaliações medianas, alcançando nota 62 no PS5 e 65 no PC no Metacritic. Na prática, o que aconteceu foi que o game nunca conseguiu atrair atenção suficiente. A beta passou quase despercebida, o marketing foi apagado e a proposta que era de apenas mais um hero shooter genérico, não ajudou em nada. Cobrar por um título sem base instalada, sem identidade e num mercado já saturado foi um erro básico da Sony.
- 2 de junho de 2025
Placa de lançamento da desenvolvedora do Concord vai a leilão nos EUA
Heroutz
Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno.
Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.