Borderlands 4 teve uma apresentação de 20 minutos durante o State of Play do PlayStation, com gameplay rodando no PS5 Pro e foco nas novidades do novo jogo da franquia. A Gearbox revelou dois dos quatro novos Vault Hunters, apresentou mecânicas inéditas e mostrou pela primeira vez o planeta Kairos, cenário principal do jogo.

Planeta Kairos, cenário principal do jogo.
Os dois personagens revelados foram a Vex, uma Siren capaz de invocar sombras letais ou turbinar o próprio poder, e o Rafa, um Exo-Soldier que usa um traje especial para materializar armas em tempo real no meio do combate.

A gameplay também mostrou novas formas de movimentação e combate. Agora dá pra planar, escalar paredes e pilotar o Digirunner, um novo veículo. Os ambientes são mais verticais e a mobilidade nos tiroteios aumentou bastante.

O planeta mistura arquitetura alienígena com cenários tecnológicos e futuristas. O lançamento agora está marcado para o dia 12 de setembro, duas semanas antes da data original, que era em 23 de setembro.
A antecipação do jogo chamou atenção. Em tempos onde todo mundo adia, adiantar é fora do padrão. Oficialmente, a Gearbox disse que foi uma decisão baseada na confiança no ritmo de desenvolvimento. Mas como Borderlands e GTA estão sob o guarda-chuva da Take-Two, é difícil não enxergar como um possível indicativo de que a data oficial do GTA 6 esteja chegando. E ninguém quer dividir calendário com o maior lançamento da década.
Essa nova janela de setembro também liga o alerta pra quem acompanha looter shooters. Marathon, da Bungie, está previsto pra sair no mesmo mês, e por mais que o público não seja exatamente o mesmo, são dois jogos competindo pelo mesmo tipo de atenção. Tomara que um não acabe atropelando o outro.
Outra mudança importante está no tom do jogo. O diretor narrativo Sam Winkler já tinha dito que o Borderlands 4 vai deixar de lado o excesso de piadas exageradas e a dependência dos memes. É uma boa resposta às críticas do terceiro jogo, que pesou a mão nisso. Só que vale o cuidado: o humor é parte da identidade da franquia. Cortar o exagero é bom, mas não precisa tirar completamente. Dá pra amadurecer o roteiro sem perder a personalidade.
Também foi confirmado que o Borderlands 4 vai ser lançado para o Nintendo Switch 2, além do PS5, Xbox Series X|S e PC.

