A Warner Bros. Discovery anunciou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, o fechamento de três estúdios de jogos eletrônicos e o cancelamento do muito aguardado jogo da Mulher-Maravilha, em uma tentativa de aumentar a lucratividade de seu negócio de entretenimento interativo. Segundo reportagem publicada pela Bloomberg, os estúdios afetados são a Monolith Productions, Player First Games e Warner Bros. Games San Diego, conforme revelado em um memorando interno enviado aos funcionários.
Esta reestruturação dramática reflete uma mudança estratégica da divisão de jogos da Warner, que agora pretende focar apenas em suas principais franquias, como Harry Potter, Mortal Kombat, Game of Thrones e personagens da DC Comics, com ênfase no Batman. JB Perrette, chefe de jogos e streaming da Warner Bros., foi direto ao ponto no memorando: “A qualidade de muitos dos nossos novos lançamentos realmente ficou abaixo das expectativas. Precisamos fazer mudanças substanciais em nossa estrutura de portfólio/equipe se quisermos comprometer os recursos necessários para voltar a uma estratégia de ‘menos franquias, porém maiores’.”
A decisão vem após um 2024 desafiador para a divisão de jogos da empresa, com o fraco desempenho de títulos como Suicide Squad: Kill the Justice League, MultiVersus e Harry Potter: Quidditch Champions. Fontes internas e ex-funcionários atribuíram essa sequência de fracassos à indecisão e falta de visão sob a liderança de David Haddad, que renunciou ao cargo de presidente em janeiro deste ano.
A Monolith Productions, um dos estúdios fechados, tem uma história rica no setor de games desde 1994, sendo responsável por clássicos cult como The Operative: No One Lives Forever e F.E.A.R. Em 2014, o estúdio alcançou aclamação crítica com Middle-earth: Shadow of Mordor, um jogo de ação ambientado no universo de O Senhor dos Anéis que inovou com seu sistema “Nemesis”. O estúdio estava trabalhando no jogo da Mulher-Maravilha, que agora foi oficialmente cancelado.
Já a Player First Games foi adquirida pela Warner Bros. em julho do ano passado, pouco antes do lançamento de seu único jogo, MultiVersus, um título de luta free-to-play estrelando personagens do vasto catálogo da Warner Bros. No mês passado, a empresa anunciou o encerramento desse jogo devido ao baixo desempenho, e agora o próprio estúdio também está sendo fechado.
O Warner Bros. Games San Diego, o terceiro estúdio afetado, era uma operação menor dentro da estrutura da empresa e trabalhava principalmente em projetos de suporte e jogos mobile.
Em comunicado à Bloomberg, um porta-voz da Warner Bros. Games afirmou que os fechamentos “não são um reflexo dessas equipes ou do talento que as compõe”, sugerindo que a decisão foi puramente estratégica e financeira.
Esta reestruturação marca um momento crítico para a divisão de jogos da Warner Bros., que parece estar buscando uma abordagem mais concentrada e cautelosa no desenvolvimento de jogos. O cancelamento do título da Mulher-Maravilha é particularmente significativo, pois o jogo havia gerado considerável expectativa desde seu anúncio na Game Awards de 2021. Desenvolvido pela Monolith Productions, o jogo prometia utilizar o renomado sistema Nemesis do estúdio em uma experiência de mundo aberto centrada na icônica heroína da DC.
A instabilidade no setor de jogos não é exclusiva da Warner Bros. O mercado de videogames tem enfrentado desafios significativos nos últimos anos, com várias grandes empresas implementando cortes de pessoal e cancelando projetos em desenvolvimento. Altos custos de produção, expectativas crescentes dos consumidores e um mercado cada vez mais competitivo têm pressionado até mesmo os maiores estúdios.
Para os fãs que aguardavam ansiosamente o jogo da Mulher-Maravilha, a notícia representa um duro golpe. O título era visto como uma oportunidade de dar à heroína amazona o mesmo tratamento de alta qualidade que Batman recebeu com a série Arkham. Agora, o futuro dos jogos baseados na Mulher-Maravilha permanece incerto, assim como o destino de muitos dos talentosos desenvolvedores afetados por esses fechamentos.
A Warner Bros. Discovery continua sua reestruturação mais ampla após a fusão entre Warner Media e Discovery em 2022, buscando cortar custos e focar em propriedades intelectuais lucrativas em todas as suas divisões de entretenimento. Resta saber se essa estratégia de “menos, porém maiores” franquias trará os resultados esperados para sua divisão de jogos ou se representará uma diminuição significativa da presença da empresa no setor de videogames.