Notícias

Jade Raymond deixa a Haven Studios sem lançar jogo

Compartilhar:

Jade Raymond está fora da Haven Studios. A produtora, conhecida por seu trabalho em Assassin’s Creed, deixou o estúdio que criou em 2021, depois de passagens pela EA, pelo Google e, mais recentemente, pela Sony. A informação foi publicada pela Bloomberg, que também cita problemas nos bastidores de Fairgame$, jogo multiplayer que continua em desenvolvimento, agora sem a liderança de Raymond.
A Sony agradeceu, elogiou a visão dela e desejou sucesso no próximo projeto. Só que o cenário que fica é outro. A Haven foi comprada cedo demais, antes mesmo de mostrar qualquer resultado. E acabou virando mais um exemplo do desespero da Sony pra emplacar um jogo como serviço.
Fairgame$ teve um trailer genérico em CGI no ano passado e foi descrito como um “jogo de assalto competitivo”, onde os jogadores se unem pra roubar de bilionários. A ideia até poderia render algo interessante, mas segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, um playtest recente levantou preocupação interna sobre como o jogo está sendo recebido.

Com a saída da fundadora, o estúdio agora fica nas mãos de Marie-Eve Danis e Pierre-François Sapinski. O projeto continua em andamento, mesmo com a Sony já tendo cancelado outros jogos multiplayer nos últimos meses, incluindo um live service baseado em God of War.
E o ponto aqui não é só a troca de liderança. É a insistência. A Sony vem colecionando más decisões nessa área, e esta década já parece perdida. O investimento em jogos como serviço virou prioridade, enquanto o público que fez a marca crescer, o fã de single-player, vê uma empresa que parece não saber mais onde pisa.
A compra da Bungie foi um reflexo disso. Pagar bilhões por um estúdio só pra tentar garantir know-how em multiplayer. Mas nem a Bungie entregou. Marathon foi mal recebido na sua versão Alpha e a nova DLC de Destiny 2 está tendo uma enxurrada de críticas. Mesmo assim, a Sony continua dobrando a aposta.
O histórico recente de Jade Raymond também não ajuda. Mesmo com peso na indústria, ela não lançou nada de impacto nos últimos anos. Agora sai da Haven sem entregar um projeto marcante. E Fairgame$, por enquanto, segue como mais um nome na lista de apostas da Sony que ainda não disseram a que vieram.

Idealizador e Produtor de Conteúdo
Olá, eu sou o Johann, mas pode me chamar de Heroutz. Sou um criador de histórias apaixonado por games, especialmente Pokémon, Zelda e RPGs de turno. Essa paixão pelos games é uma herança de família, que recebi do meu pai e hoje compartilho com a minha filha. Acredito que os jogos contam as melhores histórias da nossa geração e, quando não estou pensando em alguma teoria, provavelmente estou em Destiny 2, questionando as decisões da Bungie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *