O Japão feudal sempre foi tido como um dos períodos históricos de maior potencial para um game da franquia Assassin’s Creed se ambientar, e o sonho dos fãs da saga está prestes a ser realizado com o lançamento de Assassin’s Creed Shadows.
Porém, principalmente em razão da situação financeira em que se encontra sua desenvolvedora, a Ubisoft, esse é um título que não pode fracassar.
Em sua revelação oficial, a recepção do público foi mista, seja em razão da gameplay, dos protagonistas e até de inconsistências históricas envolvendo localidades apresentadas nas primeiras exibições do título.
Desde então, a Ubisoft vem tentando trabalhar nos principais pontos de críticas dos jogadores para tornar Shadows um Assassin’s Creed memorável.
A primeira medida foi adiar o lançamento, que inicialmente estava previsto para setembro de 2024, passando, a princípio, para fevereiro de 2025 e, mais recentemente, sendo novamente adiado para 20 de março de 2025, com a justificativa de que o game precisará de um pouco mais de tempo para ser devidamente finalizado. Vale lembrar que a Ubisoft possui uma fama negativa devido a diversos lançamentos problemáticos no passado, especialmente entre títulos da franquia Assassin’s Creed.
Durante esse período, a Ubisoft tem se preocupado com sua comunicação e vem mostrando constantemente as melhorias significativas que foram feitas, principalmente no que tange ao combate e ao parkour do game, que parecem estar bastante superiores ao que foi visto na revelação do título.
No mesmo dia em que anunciou a nova data de lançamento, a empresa também fez um aceno estratégico incomum para a indústria atualmente: prometeu que todos os jogadores que fizerem a compra antecipada de Assassin’s Creed Shadows vão ganhar gratuitamente a DLC Claws of Awaji, que introduzirá um novo mapa, novos inimigos, uma nova arma e uma campanha exclusiva, prometendo mais de 10 horas de conteúdos extras.
E a medida mais recente é também a mais polêmica, porém, não foi oficialmente confirmada pela empresa: o título de samurai de Yasuke foi substituído na Steam.
Jogadores se deram conta de que, com a mudança da data de lançamento e a consequente atualização da página de venda do game na Steam, algo mais além da data de lançamento também foi alterado.
No texto anterior, a descrição de Yasuke era acompanhada do termo “samurai” em japonês, representado por 侍, e passou a ser chamado de “Ikki Tousen” (一騎当千), que pode ser traduzido como “guerreiro capaz de enfrentar muitos inimigos”.
Especula-se que essa tenha sido uma medida para amenizar as discussões a respeito das origens de Yasuke, que foi uma figura histórica real, mas sobre a qual não há consenso se foi ou não considerado um samurai na realidade.
Vale ressaltar que a palavra “samurai” segue sendo utilizada em outras línguas, como inglês e português, mesmo após a atualização da página da Steam. Além disso, em outras lojas virtuais, como a PS Store, o texto ainda não foi alterado; portanto, não sabemos se a mudança também ocorrerá.
E pra terminar essa notícia “em pizza”, o adiamento de Shadows também foi alvo de uma piada bastante sagaz da franquia de pizzarias Domino’s, que compartilhou no Facebook a mensagem oficial da Ubisoft sobre a nova data de lançamento e comentou na publicação: “Se precisar de ajuda pra entregar no prazo, chama a gente!”
Agora nos resta aguardar o lançamento de Assassin’s Creed Shadows para sabermos se todas essas medidas trarão resultados ao game e à companhia.
E conte com a análise da Bonfire sobre esse grande game!
- 13 de janeiro de 2025